28 de fevereiro de 2011

Residencial de São Paulo tem perfil de Alta Qualidade Ambiental


Empreendimento da Even é o primeiro residencial de São Paulo a obter a Certificação AQUA.
Conceito sustentável do projeto True Chácara Klabin garantiu resultado na fase Programa
A Even recebeu a certificação AQUA para o empreendimento True Chácara Klabin, localizado na zona sul da capital paulista.  O projeto é o primeiro residencial de São Paulo a obter este reconhecimento pela adoção de práticas sustentáveis.
Certificado na fase Programa, que analisa o planejamento funcional e ambiental do edifício e o comprometimento de seu empreendedor em desenvolver e implantar um Perfil de Alta Qualidade Ambiental com objetivos fundamentados e justificados, o True Chácara Klabin apresenta características que se encaixam nas 14 categorias de avaliação do AQUA. 
Concedida pela Fundação Vanzolini, a certificação analisa o impacto sobre o ambiente externo, que inclui a relação do prédio com o seu entorno, a escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos, o canteiro de baixo impacto, a gestão e manutenção do desempenho da energia, água e resíduos de uso. Além disso, avalia a criação de um espaço interior saudável, com conforto térmico, acústico, visual e olfativo e a qualidade sanitária dos ambientes, do ar e da água.
De acordo com Silvio Gava, diretor Técnico e de Sustentabilidade da Even, a certificação AQUA traz benefícios para a companhia, atestando a Alta Qualidade Ambiental de suas construções e demonstrando ao mercado os diferenciais de seus produtos. Os clientes também são favorecidos, pois o empreendimento que segue padrões sustentáveis prevê economia direta de água e energia, menores custos de conservação e manutenção, melhores condições de conforto e estética e maior valor patrimonial ao longo do tempo. “Todas essas vantagens contribuem para confirmar o posicionamento da Even em relação à sustentabilidade, diz Gava.
Para auxiliar na concepção do True Chácara Klabin de acordo com as normas do processo AQUA, a Even contou com a consultoria da Inovatech Engenharia. O trabalho conjunto teve início há, aproximadamente, dois anos. 
“A certificação AQUA demonstra, mais uma vez, o pioneirismo e a seriedade da Even em seus projetos, afirma Luiz Henrique Ferreira, engenheiro civil e diretor da Inovatech.  “Nosso desafio era criar um marco na construção sustentável da cidade de São Paulo, porém sem esquecer o equilíbrio financeiro do empreendimento. A confiança depositada pela Even nos estimulou ainda mais em garantir que as soluções seriam sustentáveis de fato, e a qualidade de toda a equipe contribuiu para esse ótimo resultado, completa Ferreira.
Certificado AQUA
Além da fase Programa, a certificação AQUA é concedida em mais duas etapas: Concepção, em que deve ser comprovado o Perfil de Qualidade Ambiental na elaboração do projeto executivo, e Realização, que atesta o atendimento a todas as categorias da certificação na execução da obra. “A companhia terá agora mais um importante desafio: conquistar o reconhecimento na fase Concepção, demonstrando o cumprimento das práticas previstas na idealização do edifício”, ressalta o diretor da Even.
Adaptada a partir da certificação francesa HQE, a AQUA foi criada no Brasil em 2008 e é reconhecida internacionalmente por diversas entidades que fazem parte da SB Alliance. É operada exclusivamente pela Fundação Vanzolini, associada à Universidade de São Paulo e que é a maior certificadora nacional, atuando há mais de 15 anos na área da construção civil.
Segundo Manuel Martins, coordenador executivo do Processo AQUA na Fundação Vanzolini, essa certificação é diferente das demais existentes no mercado brasileiro da construção civil. Enquanto sua aplicação é mais rigorosa, pois requer o atendimento a todos os objetivos da Alta Qualidade Ambiental e a verificação por meio de auditorias presenciais em todas as fases, há mais flexibilidade quanto às soluções que podem ser adotadas nos projetos, considerando região, clima, vegetação, comunidade local, entre outros critérios. “A certificação AQUA segue normas técnicas, legislações, parâmetros e condições pertinentes à realidade brasileira, destaca Martins.
_____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário