5 de março de 2011

23 brasileiros recebem “Oscar do Design” na Alemanha

iF Product Award 2011 – maior premiação da área na Europa está entre as principais no mundo. 993 produtos de mais de 43 países foram premiados.


                               Jurados em ação



Curitiba, 04/03/2011 - No último dia 1º de março, a cidade alemã de Hannover foi palco da premiação do “Oscar do design”, o iF Product Award 2011 – maior premiação da área na Europa e entre as principais no mundo. 993 produtos de mais de 43 países foram premiados, entre os quais estão 23 produções brasileiras, inscritas com o apoio do programa Design Excellence Brazil. O cobiçado troféu do iF foi desenhado pelo renomado fotógrafo, Herbert H. Schultes. 
A coordenadora do DEBrazil no Centro de Design Paraná – projeto que tem a intenção de promover e reconhecer o design brasileiro no cenário mundial – Juliana Buso, esteve na Alemanha para acompanhar a premiação. 
“Para o Brasil, este foi um dos melhores resultados, o país teve um total de 100 inscritos no iF Product Design Award 2011 e 23 premiados. É possível perceber a capacidade e o grau de inovação da indústria nacional, ressalta. Além dos profissionais, dois projetos de estudantes brasileiros também foram premiados no iF Concept Award  – prêmio acadêmico da instituição. 
O júri internacional do iF avaliou esta edição como sendo o ano da volta de grandes marcas ao cenário internacional. Nesta edição, 50 produtos foram escolhidos entre 993 premiados para receber o troféu iF Gold. Durante a premiação destacaram-se as marcas globais: Sony, com quatro troféus e a Apple, com seis. Para Fritz Frenkler, presidente do júri, o design é o fator principal que distingue as empresas em frente à tamanha competitividade. 
“As corporações que param de usar o design como uma ferramenta estratégica, normalmente saem de cena e, quando voltam a usá-lo, retornam ao mercado com potencial e destaque, garantiu. Frenkler destacou ainda que no futuro, o design será o grande responsável pelo desenvolvimento de produtos duráveis, voltados para a sustentabilidade e, para as próximas premiações do iF, este será o foco do júri. 
SOBRE O DESIGN EXCELLENCE BRAZIL 
O Design & Excellence Brazil (DEBrazil) é um programa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com patrocínio oficial master da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e patrocínio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a coordenação do Centro de Design Paraná e está na sua oitava edição. O objetivo é a promoção e o reconhecimento internacional do design brasileiro com a difusão no país de uma cultura de exportação de produtos de valor agregado. Para cumprir sua proposta, o DEBrazil identificou um potencial mercado internacional e definiu a promoção da indústria brasileira através da inscrição de produtos brasileiros no iF Design Award - prêmio de design mundialmente reconhecido pela credibilidade e profissionalismo.
_________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário