11 de março de 2011

CICLO DE PALESTRAS SOBRE GESTÃO DO DESIGN

SENAI APRESENTA REFERÊNCIAS E INSPIRAÇÕES PARA O SETOR MOBILIÁRIO

Lançamento nacional do livro “Desejos & Rupturas: referenciais do mobiliário” acontece dia 15, em Arapongas, em evento paralelo à Movelpar

O Senai Paraná realiza terça-feira (15), às 9 horas, em Arapongas (PR), o lançamento nacional do livro “Desejos & Rupturas: referenciais do mobiliário”. O lançamento acontece durante a cerimônia de abertura do Ciclo de Palestras sobre Gestão do Design, que é promovido pelo Senai Arapongas e faz parte dos eventos paralelos da Feira de Móveis do Estado do Paraná (Movelpar), que acontece entre os dias 14 e 18 de março.
“Desejos & Rupturas” é resultado de uma ampla pesquisa coordenada pelo Programa de Gestão do Design, do Senai Nacional, com a participação de designers de 12 estados, entre eles o Paraná. O livro está baseado em estudos, feiras, missões internacionais e visitas a fábricas. Durante a pesquisa, foram visitadas 68 residências de dez estados brasileiros, que permitiram uma leitura das peculiaridades regionais e seu universo de contrastes.
Para referência
Segundo Nilson Violato, gerente do Senai de Arapongas, a publicação trabalha com macrotendências e se baseia no histórico e no movimento do setor. “Nossa intenção não é apontar tendências, mas sim servir de referência para aqueles que trabalham com o desenvolvimento de produtos, afirma Violato, destacando a realização da pesquisa fotoetnográfica, que apontou aspectos comuns e incomuns em relação à utilização dos móveis pela população.
“Um exemplo interessante é que em todas as casas visitadas, independente da classe social, havia um espaço para a manifestação do sagrado e da religiosidade. Em alguns casos, os moradores até customizavam o móvel, observa Violato.
A publicação, que está em sua nona edição, é uma evolução dos “Cadernos de Tendência e de Referência em Mobiliário” do Senai. A coordenação deste material foi do Senai Paraná. Nos anos anteriores, o Senai Rio Grande do Sul era o responsável.
Ainda no primeiro semestre, serão realizados workshops para o lançamento estadual do livro nos polos moveleiros de Curitiba, Francisco Beltrão, Umuarama e Maringá. A publicação poderá ser adquirida durante os workshops. 
Na terça e quarta-feira (15 e 16), o Sistema Fiep, através do Senai e C2i, com o apoio do CNPq e Expoara, realiza o Ciclo de Palestras sobre Gestão do Design, que abordará inovação em design, ciclo de vida do produto, relação de funcionalidade e de logística reversa, bem como, aspectos ergonômicos e o impacto ambiental no uso de materiais e tecnologias por parte das indústrias moveleiras.
Palestra com Alessio Gnaccarini
A palestra de abertura será ministrada pelo convidado especial, Alessio Gnaccarini, diretor geral do Centro de Inovação Tecnológica em Madeira e Indústria de Móveis (COSMOB) da Itália. Ele falará sobre Gestão estratégica do design e o modelo de empresa do setor mobiliário. Dentre as atividades, estão programadas mesas redondas, palestras e um workshop sobre Painel de Atmosfera: um olhar sobre a criação. As demais palestras serão ministradas por especialistas da UEL, Unopar e dos Senai Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal.
As inscrições para as palestras são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://ciclodepalestrassenai2011.wordpress.com. No dia 15, na parte da manhã, e no dia 16, as palestras acontecem no Expoara – Rua Guaratinga, 4455. Já dia 15, na parte da noite, as palestras acontecem no Auditório do Senai – Rua Guaratinga nº 2.247 – Pq. Industrial II.
____________________________________________________ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário