9 de março de 2011

Encontro Técnico sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Já estão abertas as inscrições para o evento que começa no próximo dia 11 de abril.

A PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos é, antes de tudo, uma grande conquista e um grande desafio para a sociedade brasileira. A Lei 12.305 foi promulgada em agosto de 2010 e regulamentada pelo Decreto 7.404, em dezembro do mesmo ano.
Com isso, a realidade brasileira no contexto do gerenciamento dos resíduos vai mudar radicalmente e exigirá adaptação às novas demandas e prioridades. Com o objetivo de trazer informações atualizadas, a terceira edição do Encontro Técnico sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, organizado pela Revista Meio Ambiente Industrial e pela Interação Ambiental, contará com especialistas que têm acompanhado todo esse processo e vão poder ajudar, especialmente ao setor empresarial, a entender os novos conceitos e obrigações contidos na nova Política e na sua regulamentação.
Segundo Fernando Altino, coordenador técnico do evento, em 2010 foram muito produtivas as reflexões e discussões que aconteceram nos Encontros Técnicos também realizados nas instalações do CRQ-IV Região de São Paulo. “Agora, em 2011, já com o Decreto de regulamentação, decerto, os debates serão ainda mais interessantes e produtivos”, destaca ele, informando que os palestrantes convidados passarão um dia inteiro dialogando com os congressistas, saneando dúvidas e mostrando diretrizes que podem solucionar os principais problemas na rotina das empresas.
Confira a programação:
ENCONTRO TÉCNICO
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
São Paulo, 11 de abril de 2011 (segunda-feira)

07h30 às 08h30 – Credenciamento
08h30/10h30 – Palestra: Política Nacional de Resíduos Sólidos – Uma visão geral
Palestrante: Fernando Altino Rodrigues – Engenheiro Químico de formação, fez Mestrado na área de Gestão Ambiental da Produção e Doutorado em Comunicação Ambiental (COPPE/UFRJ). É Professor Adjunto do Instituto de Química da UERJ desde 1992. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor desta unidade acadêmica. Tem uma efetiva experiência na indústria química, onde atuou na produção Farmoquímica, Química e, principalmente, na Área Ambiental. É sócio consultor da Interação Ambiental já tendo coordenado e realizado diversos trabalhos nas áreas de gerenciamento de resíduos, gestão ambiental, tratamento e reutilização de efluentes, comunicação em emergências, educação ambiental, entre outras, para grandes empresas do ramo industrial e para outras consultorias.
10h30/11h00 – Intervalo (network)
11h00/12h30 – Palestra: Aspectos Legais da Política Nacional de Resíduos Sólidos
Palestrante: Dr. Fernando Tabet – Sócio do escritório Tabet Advogados; Especialista em Direito Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública e Faculdade de Direito da USP; Especialista em Direito Processual Civil pela EDESP-FGV/AASP; Mestre em Direito Ambiental Internacional pela Faculdade de Direito da USP; Ex-presidente da RIELA – Rede Interamericana de Especialistas em Legislação Ambiental; Professor de Direito Ambiental dos cursos de pós-graduação da EDESP-FGV; Coordenador da Comissão de Sustentabilidade da Câmara de Comércio França-Brasil.     
12h30/14h00 – Almoço livre
14h00/16h00 – Palestra: PNRS – Uma visão do setor empresarial
Palestrante: Carlos Roberto Vieira da Silva Filho – Advogado pós-graduado em Direito Administrativo e Econômico pela Universidade Mackenzie. Diretor Executivo da ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Secretário Executivo da Rede Ibero-Americana de Resíduos Sólidos firmada entre entidades do Brasil, Argentina, Portugal e Espanha. Coordenador da Regional da América latina da ISWA – International Solid Waste Association. Membro do CONESAN – Conselho Estadual de Saneamento de São Paulo.
16h00/16h30h – Intervalo (network)
16h30/18h00 – Palestra: A regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos
Palestrante: José Valverde – Secretário parlamentar do gabinete do deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP), na Câmara dos Deputados. Especialista em direito ambiental (PUC-SP). Especialista em Gestão Ambiental (SENAC-SP). Assessorou o deputado Arnaldo Jardim na formulação da Política de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo – Lei 121.300 de 2006, bem como na elaboração do relatório substitutivo da Política Nacional de Resíduos Sólidos aprovado na Câmara dos Deputados. É diretor do Departamento de Meio Ambiente da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
18h00 - Encerramento
Público-alvo: Empresários, diretores de empresas, gerentes de meio ambiente, engenheiros nas mais diversas áreas, técnicos ambientais, professores, estudantes, especialistas, consultores, representantes de organismos públicos e privados, investidores, fabricantes, entre outros.
Data: 11 de abril de 2011 (segunda-feira)
Local: CRQ-IV Região
Rua Oscar Freire, 2.039 – Pinheiros - SP
Valor do Investimento: R$ 590,00 / Assinantes da RMAI pagam R$ 472,00
Benefícios inclusos: certificado de participação, acesso ao link eletrônico com as palestras no site da RMAI, ecobag e coffee break.
Mais Informações e inscrições:
São Paulo - (11) 3917-2878 E-mail: eventos@rmai.com.br / rmai@rmai.com.br / administracao@rmai.com.br / Site:www.rmai.com.br
Rio de Janeiro - (21) 2576-7608 / E-maileventos@interacaoambiental.com.br
Consulte descontos especiais para assinantes da RMAI, estudantes e grupos de empresas.
__________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário