26 de março de 2011

Exposição Curitiba(nós) destaca os múltiplos aspectos da capital

O que é ser curitibano? Que imagem traduziria a pluralidade cultural da cidade nos dias de hoje?
Foto Marcos Campos


Para motivar a discussão e trazer à luz diferentes visões e abordagens sobre a cidade e seus habitantes, a Prefeitura Municipal e a Fundação Cultural de Curitiba abriram no  dia 24, na Casa Romário Martins, a mostra interativa Curitiba(nós), que retrata a multiplicidade da Curitiba contemporânea. A exposição, que tem o patrocínio exclusivo da Foxlux, ao mesmo tempo em que apresenta dados econômicos e sociais, revela a diversidade da gente curitibana, de suas cores, sua culinária, sua arquitetura. Retratar a Curitiba atual, após as transformações de ordem econômica, social e cultural vivenciadas nas últimas décadas, é a proposta da exposição organizada para comemorar o aniversário de 318 anos da cidade.
"O projeto Curitiba-nós pretende estimular entre os curitibanos a reflexão sobre a sua própria identidade. É importante conhecer nosso passado, nossa história, mas também é fundamental compreender a diversidade que tomou conta de Curitiba nos últimos anos", diz a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Maria Christina de Andrade Vieira.
A exposição está dividida em cinco seções. O Espaço Multicultural é destinado à diversidade cultural. Fotos, dados e textos são um dos resultados do Mapeamento de Culturas Populares, pesquisa realizada pela Fundação Cultural nas nove regionais, e de projetos apoiados pelo Fundo Municipal de Cultura, o que resultou num total de mais de dois mil itens arquivados em bancos de dados. Manifestações, tais como danças de rua, hip hop, benzedeiras, artesanatos, dentre inúmeras outras, foram identificadas e cadastradas ao longo de três anos.
O espaço Dados Atuais apresenta quem é o curitibano de hoje, quem forma a população curitibana e quais os atrativos econômicos e turísticos que formam a cidade atual. São questões permanentemente pesquisadas pelos institutos e alguns dos resultados são visualizados nesta seção.
ETraga sua Cidade o público tem a oportunidade de interagir. Partindo da planta da capital, de 1857, os visitantes estão convidados a trazer cópias de fotos, bem como fixar textos, enfim, manifestações que para eles são significantes para definir a cidade. Ao término da exposição, um grande painel interativo terá se formado sob a autoria de todos aqueles que passaram pela mostra.
A Cabine do lambe-lambe é o espaço montado no centro da Casa Romário Martins dotado de um microcomputador e uma webcam. Nele, os visitantes poderão acessar o blog Curitiba(nós), www.curitiba-nos.blogspot.com, e ali gravar mensagem em vídeo, respondendo a questão básica: o que é ser curitibano?
A seção Roteiros permite ver a cidade sob diferentes ângulos e perceber a transformação e os contrastes da paisagem: a pé, de trem, de bicicleta, e de helicóptero.
Ainda fazem parte da exposição alguns dos croquis de moda premiados no projeto "Minha Cidade Vira Moda", criação de estilistas inspirados em Curitiba.
A exposição "Curitiba(nós)" integra-se a duas outras mostras: "Curitiba na Mira do Fotógrafo" e "Curitiba Histórica - Uma Cidade em Construção". Na primeira, são apresentadas 120 imagens captadas pelo fotógrafo Synval Stocchero, fundamentais para se compreender a expansão urbana de Curitiba a partir de meados da década de 1950. As fotos estão reunidas no Salão Paranaguá. Já a segunda exposição, no Salão Paraná, também no Memorial de Curitiba, mostra a história da cidade, desde o século XVIII, a partir de documentos, pinturas, mapas, fotografias e filmagens de época.
Para saber mais sobre a exposição Curitiba(nós) e os demais eventos que integram a programação do aniversário, acesse o 
blog curitiba-nos.blogspot.com. 
Serviço:
Exposição Curitiba(nós), com patrocínio exclusivo da Foxlux
Local: Casa Romário Martins - Largo da Ordem, 30
 A exposição permanecerá aberta ao público até o final do ano.
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 10h às 14h.
Entrada franca.
___________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário