8 de março de 2011

O quadro mais caro já vendido em um leilão está na Tate Gallery de Londres


Obra de Picasso foi vendida por US$ 106 milhões em NY. "Nú, folhas verdes e busto" é um dos quadros de uma sequência de retratos de Marie-Therese Walter, pintados por Picasso  na Normandia, nos primeiros meses de 1932.

A obra tem 160x130 centímetros e é um retrato de Marie-Thérèse Walter, uma das amantes de Picasso, emprestada à Tate Gallery pelo seu atual dono que se mantém anônimo. O busto no pedestal é uma imagem do próprio Picasso, que assim se fez representar no quadro de perfil.

"Trata-se de uma pintura extraordinária de Picasso e estou muito contente pela generosidade do dono que nos deixou mostrá-la ao público britânico pela primeira vez", disse o diretor da Tate, Nicholas Serota

""Nu, folhas verdes e busto" é um dos quadros de uma sequência de retratos de Marie-Therese Walter, pintados por Picasso em Boisgeloup, na Normandia, nos primeiros meses de 1932. São tidos como algumas das suas obras-primas do período entre guerras".


"Nu, folhas verdes e busto" de Pablo Picasso está agora exposto na Tate Gallery em Londres, 50 anos depois da sua última exibição pública.








                                                                


A obra estará exposta ao público na galeria de arte contemporânea Tate Modern de Londres, em uma nova sala dedicada a Picasso.
O quadro foi vendido na galeria Christie's em Nova York em maio do ano passado por um preço que marcou um recorde mundial ao alcançar a cifra de US$ 106,5 milhões.
Até o momento de sua venda, o quadro fazia parte da coleção americana de Mrs. Sydney F. Rody, uma das mais prestigiosas do mundo da arte modernista.
rtp.notícias.pt
_________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário