31 de março de 2011

Projeto Música no Museu apresenta o flamenco do Grupo Luceros e a música de Toninho Ferragutti


Apresentações no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, são gratuitas e acontecem todos os domingos, às 11h.
 
O Museu da Casa Brasileira, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, apresenta, no próximo domingo, dia 3 de abril, às 11h, o espetáculo Grupo Luceros Arte Flamenco dança Toninho Ferragutti. A apresentação faz parte da programação do projeto Música no Museu da Casa Brasileira, que acontece aos domingos, durante os meses de março, abril e maio.  
O espetáculo, criado em 2009, apresenta o emocionante encontro entre a batida forte e passional do sapateado flamenco e abrasilidade do acordeom de Toninho Ferragutti, com trilha criada pelo compositor. A sensualidade da dança, com os movimentos de quadris, mãos e braços, se une aos ritmos brasileiros, temperados com uma pitada de tristeza e melancolia, em diálogo que abre novas perspectivas criativas e coloca a dança flamenca em contato com diversas tendências artísticas.

O Grupo Luceros Arte Flamenca
Formado por profissionais de dança flamenca e de outras disciplinas, como ballet clássico, dança contemporânea e teatro, o grupo Luceros evolui e se moderniza desde 2001. Com uma trajetória de 10 anos, o Luceros segue uma rotina de apresentações em festivais estaduais e nacionais. Por onde passa, deixa sua marca registrada com muita originalidade. 

Toninho Ferragutti
Considerado um dos maiores acordeonistas do mundo, Toninho Ferragutti consegue aliar emoção e técnica impecável. O músico iniciou os estudos com seu pai e é formado em acordeom pelo Conservatório Gomes Cardim, em Campinas, São Paulo. Desde então, produz jingles publicitários, trilhas sonoras para cinema e novelas e gravações com artistas de renome da música brasileira e internacional como Gilberto Gil, Edu Lobo, Lenine e a cubana Omara Portuondo. Entre os gêneros musicais em que transita, estão o forró, gafieira, tango, baião, choro, chamamés (música folclórica de origem argentina) e o jazz.
O músico paulista foi aclamado em seu primeiro CD solo, Sanfonemas, sendo indicado ao Grammy Latino em 2000 na categoria de música regional. Seu último trabalho intitulado Nem Som, Nem Lua, foi lançado em 2006, pela gravadora Biscoito Fino e conta com participação do Quinteto da Parayba.
Serviço: Música no Museu
Apresentação: Aos domingos, às 11h
Local: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano Tel. 3032-3727
Ingresso: Grátis
Acesso a portadores de deficiência física.
Visitas orientadas: 3032-2564 agendamento@mcb.org.br
Site: www.mcb.org.br
twitter.com/mcb_org
_______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário