7 de março de 2011

Vª "Caligrafias da Arte Brasileira" na França

Com o tema "A mulher brasileira através dos tempos", o evento acontece no dia 8 de Março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Onze artistas brasileiros e uma artista plástica francesa  participam de exposição. 
A Vª edição de "Caligrafias da Arte Brasileira" - França acontecerá no dia 8 de março em comemoração ao "Dia Internacional da Mulher" no espaço Centre Socioculturel de Vaires sur Marne. Mais uma vez, a Arte Brasileira marca presença no célebre país europeu, pontuada através da exposição com o tema: "A Mulher Brasileira através dos tempos"
Liliane Cami, diretora do centro sociocultural, convidou para representar o Brasil, Heloiza de Aquino Azevedo, escritora, educadora, produtora cultural, comissária de exposições  e salões de artes na França e Membro da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiai, SP, Brasil.  Heloiza é idealizadora, coordenadora e curadora das edições I, II, III e IV de "Caligrafias da Arte Brasileira" na França.
Para esta data especial, comemorada no mundo todo, foram escolhidos pela produtora cultural 11 artistas brasileiros e uma artista plástica francesa que irão apresentar através de suas criações temas que estarão ligados à mulher/feminilidade. 


Os artistas participantes são: Carla Schwab (Série Rendados) (obra à esquerda), Cibele Pila (Série Lona de Caminhão), Cirlei Gonçalves (Série Optical Art), Cristiane Zaleski (Série Musicas, Minhas Inspirações),Karolyne Martins (Série Realismo Fantástico), Katia Velo (Série Adornos), Nicole Gulin (Série Mulheres-Crianças), Márcio Prodócimo (Série Formas e Cores),  Mônica Pailo (Série Flora Hiper Real), OLY (Série Maternidade) Rosicler Prager (Série Metamorfos).




      


                                    Márcio Prodócimo (Série Formas e Cores)                                             
    


                                                   Karolyne Martins (Série Realismo Fantástico)  
           
Baseando-se especificamente sobre o tema, Heloiza de Aquino Azevedo buscou selecionar trabalhos de artistas que pudessem representar as  mulheres de acordo com suas características pessoais, através de peculiaridades nacionais e, principalmente, que possuíssem uma identidade artística.  
Além da exposição de pinturas, Heloiza  está organizando uma exposição de fotos geracionais, de famílias de outras nacionalidades presentes na França. O evento contará com diversos ateliers: bijouteria, bordado sobre papel, bordado sobre tecido, desenho, arte floral, dança árabe, além de ateliers de cozinha árabe e asiática. Por se tratar de uma data comemorativa à mulher, símbolo da sensibilidade, a jornada  apresentará uma intervenção denominada "Muro de Expressões" preparado especialmente para registrar as sensações das pessoas que por ali passarem. De acordo com Heloiza o objetivo do muro é registrar as emoções, como declarou “Num mundo tão agitado como nos dias de hoje, passamos de forma desapercebida por quase tudo, não refletimos sobre o que sentimos, o que pensamos, muito menos, buscamos refletir sobre o que o outro pensa ou sente, apesar de tanta turbulência, é a mulher que mais se expressa. Registrar as sensações deste dia tão importante  será um marco, um  momento singular. 
Serviço: 
Evento: Vª edição de "Caligrafias da Arte Brasileira"
Exposição: “A Mulher Brasileira através dos tempos"
Local:  Centre Socioculturel de Vaires sur Marne
Rue des Pêcheurs s/n
 Vaires sur Marne – 77600 - France
Data: 8 de março
Telefone: 0033 160 27 65 52
 Site: www.arvoredosaber.com.br  
E-mail: arvoredosaber.edicoes@hotmail.com
_______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário