2 de março de 2011

Vai cair na folia? Nutricionista dá dicas para manter o pique


Quem vai pular o carnaval não pode esquecer dos cuidados com a saúde.
Para aqueles que gostam de pular o carnaval nas ruas, nos salões, sambódromo ou ir atrás de um trio elétrico, precisam de uma alimentação diferenciada nessa época. 
“Alimentos ricos em carboidratos, como por exemplo, massas, cereais, frutas e pães devem ser consumidos, pois fornecem bastante energia. Levar um lanchinho extra também ajuda a manter o pique”, orienta a nutricionista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Marina Munhoz da Rocha Balzer.
Antes de sair para a folia, a nutricionista explica que o ideal é fazer um lanche moderado e evitar os alimentos ricos em gorduras. 
“Frituras, chocolates, salgadinhos prejudicam a digestão e sobrecarregam o funcionamento do fígado, frisa. Já as proteínas são boas escolhas e evitam o aumento de peso. “Não esqueça de se alimentar. Leve barrinhas de cereais, frutas secas ou suco de frutas de caixinha. Esses alimentos são uma boa fonte de glicose e fornecem energia.
A diversão também depende de muita hidratação. “Deve-se ingerir pelo menos 500 ml a cada uma hora de folia de água ou suco de frutas. Se possível, repor perda de sódio e potássio ingerindo água de coco, salienta a Dra. Marina.
As bebidas alcoólicas também causam mal-estar, principalmente em excesso. Quando ingerido em jejum, age mais rapidamente no organismo, causando desmaios, vômitos e uma enorme dor de cabeça no dia seguinte. “Até duas doses por noite, seria considerada uma dosagem segura, mas não para dirigir, alerta.
Sintomas da desidratação
Fique atento aos sintomas da desidratação, são eles: perda da coordenação motora, secura na boca, náusea, tontura, confusão mental, dores musculares, dor de cabeça, sensação de cansaço, palidez e baixa pressão arterial. 
“Se fica desidratado, deve-se ingerir muito líquido e, em casos mais extremos, a pessoa deverá ser encaminhada ao pronto-socorro mais próximo, enfatiza a nutricionista.
Mas não é só com a desidratação e o álcool que os foliões devem se preocupar. A Dra. Marina explica que as roupas não adequadas também podem prejudicar os foliões.
“As roupas que não permitem a pessoa suar e as fantasias de tecido sintético, "seguram" a transpiração, causando incômodo e calor, explica. Além dessas precauções, o folião deve usar roupa leve, calçado confortável para evitar a carga nas articulações, maquiagem antialérgica e filtro solar.
_____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário