13 de abril de 2011

CASA CLAUDIA LEVA O MODERNISMO BRASILEIRO À DESIGN WEEK DE MILÃO 2011


Evento paralelo à maior feira mundial de design e decoração destaca 14 grandes arquitetos, criadores de peças ícone do mobiliário brasileiro.







*Pedro Ariel, diretor de redação da revista Casa Claudia, e Luiz Henrique Pereira da Fonseca, Cônsul Geral do Brasil

                                             
Promovida pela revista CASA CLAUDIA, a exposição “Arquitetos e Designers Modernos Brasileiros” foi inaugurada no dia 12 de abril na 50ª Design Week, em Milão. Com a presença do Cônsul Geral do Brasil Luiz Henrique Pereira da Fonseca na inauguração, o evento exibe projetos de 14 nomes fundamentais na formação da identidade e da linguagem de nossa arquitetura. Evento paralelo ao Salão Internacional do Móvel de Milão, a mostra integra o Brazil S/A, um espaço no Palazzo Giureconsulti no qual os profissionais brasileiros podem divulgar seus trabalhos e que, só no ano passado, recebeu a visita de mais de 15 mil pessoas.
O objetivo da exposição é apresentar um recorte temporal abrangente, acompanhando a evolução de nossa arquitetura e sintetizando sua história. Os visitantes do Brazil S/A podem conferir desde clássicos como Gregori Warchavchik — célebre autor de um dos marcos da arquitetura modernista, a casa da Rua Itápolis, no bairro paulistano de Pacaembu (1930) — até profissionais contemporâneos como Isay Weinfeld e Arthur Casas, passeando por autores seminais como Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi (uma das precursoras do móvel moderno brasileiro e autora do projeto do Masp), Paulo Mendes da Rocha (que assina o Museu Brasileiro da Escultura e a reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo), Lucio Costa (idealizador do plano urbanístico de Brasília) e João Villanova Artigas (co-autor do projeto da sede da FAU-SP), entre outros.
Para cada nome homenageado, há imagens de um projeto arquitetônico relevante e do móvel ícone do autor, além de informações sobre a importância de sua carreira e obra. Com curadoria de Pedro Ariel Santana e cenografia de Isabela Vecci, a exposição também traz uma montagem inovadora: as imagens foram impressas diretamente em um papelão especial chamado rebord. O material, além de exibir as fotos, cria o ambiente por onde os visitantes circulam. Sua instalação, feita por meio de encaixes, dispensou pregos e cola e o papelão será totalmente reciclado após a desmontagem.
A exposição “Arquitetos e Designers Modernos Brasileiros” segue até o próximo domingo e tem patrocínio das marcas Saccaro e Dellanno e apoio da Artwork e da Anfacer.
 *Fotos: Camila Mendonça
_______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário