4 de abril de 2011

Já estão abertas as inscrições para o Encontro Técnico Emissões Atmosféricas - CRQ-IV


Encontro Técnico, em São Paulo, mostra os desafios e soluções em torno das emissões atmosféricas.
  
Atualmente, a sustentabilidade dos negócios está atrelada ao planejamento estratégico empresarial e o seu sucesso depende do gerenciamento ambientalmente adequado de todas as atividades empreendidas nas indústrias. As emissões atmosféricas fazem parte desse cenário e diante de sua complexidade é necessária a adoção de medidas e procedimentos que visem o seu gerenciamento integrado. 
A indústria tem sido uma referência positiva para a sociedade em geral, uma vez que vem buscando, nas últimas décadas, além de soluções para a mitigação das emissões atmosféricas provocadas pelas suas atividades, meios para prevenir tais emissões, através de iniciativas próprias envolvendo aplicação de conceitos e tecnologias. 
Para mostrar essa dinâmica e as novidades do mercado, além dos aspectos teóricos ligados as emissões atmosféricas com palestras proferidas por especialistas experientes nas áreas de legislação, amostragem de fontes fixas, principais poluentes e efeitos da poluição, gestão da qualidade do ar e inventários de emissões por influência do mercado de créditos de carbono, o Encontro Técnico “Emissões Atmosféricas”, organizado pela RMAI e Interação Ambiental, irá abordar os métodos necessários para um gerenciamento eficaz e condizente com as boas práticas ambientais.
Público-alvo:
Empresários, diretores de empresas, gerentes de meio ambiente, engenheiros nas mais diversas áreas, técnicos ambientais, professores, estudantes, especialistas, consultores, representantes de organismos públicos e privados, investidores, fabricantes, entre outros.
Confira a programação: 
Encontro Técnico
Emissões Atmosféricas
Programação Preliminar
São Paulo, 05 de maio de 2011 (quinta-feira)  
08h30/10h30 – Palestra: Legislação e amostragem de fontes fixas
Palestrante: Luiz Henrique de Souza Lucio – Formação superior em Química pela UFRJ e técnica pela antiga ETFQ. Atua há 20 anos na área ambiental, sendo 15 dos quais pela Bayer S.A.. Exerceu a função de Gerente de Laboratório, SMS/Q (Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Qualidade) e Marketing da TRIBEL, função a qual teve como responsabilidade, dentre outras, a Representação da Administração da Empresa, em conformidade com a ISO 14.001:2004, ISO 9.001:2000 e OHSAS 18.001:2007, sendo responsável, também, pelos processos de Licenciamento nos diversos Órgãos Ambientais (Federal, Estadual e Municipal). Possui o curso de Environmental Lead Assessor, ministrado pela PROENCO e registrado no EARA (Environmental Auditors Registration Association), atual IEMA (Institute of Environmental Management and Assessment). Atualmente é Diretor da Interação Ambiental. 
10h30/11h00 – Intervalo 
11h00/12h30 – Palestra: Principais poluentes e efeitos da poluição
Palestrante: Milton Norio Sogabe – Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia Mauá; Engenheiro de Segurança do Trabalho pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado); Mestre em Recursos Atmosféricos pela University of Washington (Seattle, Washington, EUA). Autor de vários em trabalhos em Congressos de Meio Ambiente (Nacional e Internacional); autor do capítulo “Avaliação e Gerenciamento de Risco” do Livro “Modelos e Ferramentas de Gestão Ambiental – Desafios e Perspectivas para as Organizações” (ISBN: 8573594977, Ano 2006, Editora SENAC), foi consultor do Governo do México e do Chile em assuntos de poluição do ar/incineração, atuou como Assistente Executivo no Projeto Baviera sobre Incineração de Lixo e Reaproveitamento de Energia, membro da AWMA – Air and Waste Management Association, da qual já foi presidente.                                                                                   
12h30/14h00 - Almoço 
14h00/16h00 – Palestra: Gestão da qualidade do ar
Palestrante: Edenilson Donizeti Sanchez – Engenheiro Químico formado pela Oswaldo Cruz; Tem pós-graduação em Gestão e Tecnologia do Ar pela USP, Engenharia de Segurança do Trabalho pela Oswaldo Cruz; Gestão responsável para a sustentabilidade, pela Fundação Dom Cabral, MBA em gestão empresarial e MBA executivo internacional pela Fundação Getulio Vargas / Universidade de Tampa; Possui 25 anos de experiência nas áreas da qualidade, segurança do trabalho e meio ambiente, atuando nas empresas e instituições, como Cabot Brasil, Cetesb, Bosch, Solvay Indupa, e Gerdau, sendo que nesta está desde 2002, onde atua como gerente de Meio Ambiente, responsável pelas plantas industriais da unidade de negócios de Aços Especiais Brasil. 
16h00/16h30h - Intervalo 
16h30/18h00 – Palestra: Mercado de crédito de carbono
Palestrante: Representante da ABEMC – Associação Brasileira do Mercado de Carbono 
Data: 05 de maio de 2011 (quinta-feira)
Local: CRQ-IV Região
Rua Oscar Freire, 2.039 – Pinheiros
Valor do Investimento: R$ 590,00 / Assinantes da RMAI pagam R$ 472,00
Benefícios inclusos: certificado de participação, acesso ao link eletrônico com as palestras no site da RMAI, ecobag e coffee break.
Mais Informações e inscrições:
São Paulo - (11) 3917-2878 E-mail: eventos@rmai.com.br / Sitewww.rmai.com.br
Consulte descontos especiais para assinantes da RMAI, estudantes e grupos de empresas.
_________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário