28 de abril de 2011

Um oásis dedicado à leitura


No último dia 26 de abril foi inaugurado na FNAC Pinheiros, SP, o “Jardim da Leitura” –projeto criado pelo arquiteto paisagista Benedito Abbud.


Baseado na simples questão de que o jardim deve ampliar suas funções, afinal é muito mais que um lugar de contemplação, como os antigos quintais, o arquiteto paisagista Benedito Abbud projetou um verdadeiro oásis em plena livraria FNAC, no bairro de Pinheiros, São Paulo.
O local antes decorado apenas por estantes recheadas de livros e revistas, agora é composto também por fênix, ciclantus, ofiopogo-verde, dracena-reflexa e orquídeas, sem falar dos confortáveis móveis da Tamanduá Bandeira que convidam os clientes a relaxar enquanto lêem. 
Esse espaço verde, além de embelezar o ambiente, mostra que o jardim deve ser usado para encontro agradável entre os amigos, a família, ambiente para leitura, meditação, relaxamento... um lugar de se encontrar.






“Até pouco tempo atrás o jardim era apenas contemplado, agora ele se torna um ambiente a mais. Além de oferecer sensações como o perfume das flores, o canto dos pássaros, o farfalhar da vegetação, o frescor da brisa e até o simples ato de saborear frutas tiradas do pé, o jardim pode integrar-se com a tecnologia sem fio e tornar seu trabalho e o lazer digital mais agradável. Enfim, um verdadeiro refúgio para ser desfrutado plenamente, enfatiza Abbud (foto).


Tecnologia X verde


Além de belo, o Jardim da Leitura também exibe tecnologia sustentável através dos pisos Tec Garden, da Remaster, e o Drenac, da Gyotoku
O piso Tec Garden é um elemento construtivo ecoeficiente que reserva as águas das chuvas para irrigação do jardim, sem utilização de energia elétrica, bombas ou bicos irrigantes. Esse sistema pode contribuir para minimizar os efeitos nocivos das enchentes nas grandes cidades, além de economizar água e prolongar a durabilidade da impermeabilização da laje que suporta o jardim.  
Já o piso de cerâmica, da Gyotoku, drena 82% de água. Trata-se de um caminho para, se não sanar, pelo menos minimizar os efeitos das fortes chuvas que todo ano assolam as grandes cidades.

Serviço/fornecedores
· Plantas e Flores – Spasso Verdi
· Execução do Jardim – Arterra
· Vasos – Linha Levve
· Tec Garden – Remaster
· Drenac – Gyotoku
· Móveis da Tamandua Bandeira
· Realização Casa Dois Editora e FNAC 
__________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário