15 de abril de 2011

VALORIZANDO OBRAS DE ARTE COM A LUZ


Na hora de realçar os detalhes e preservar peças importantes a iluminação é um dos fatores essenciais.

*Projeto de galeria de arte residencial desenvolvido pelo arquiteto Luiz Maganhoto e pelo designer de interiores Daniel Casagrande em parceria com a Ideally Iluminação.

O tempo em que obras de arte figuravam apenas em museus ficou para trás. Atualmente peças autênticas e de grande valor comercial se destacam em meio à decoração residenciais e corporativas, mas não dispensam cuidados especiais em sua manutenção, principalmente fora de acervos fechados. E o principal fator que deve ser levado em consideração para evitar danos é a iluminação adequada.
Para realçar com qualidade obras de arte como pinturas e esculturas é imprescindível o desenvolvimento de um projeto luminotécnico que avalie o tipo do material: peso, densidade, orgânica, entre outros fatores. 
“Após análise criteriosa destes fatores será feita a especificação e escolha das lâmpadas mais adequadas às necessidades e ao efeito que se queira criar”, afirma Elizabeth Bianco, gerente comercial da Ideally Iluminação.
Lâmpadas halógenas que reproduzem com fidelidade as cores têm um alcance maior no que diz respeito a distâncias, evitando o aquecimento e o conseqüente desgaste das peças. É importante ressaltar que a iluminação deve ser direcionada apenas à tela, e não a moldura, evitando assim a reprodução de sombras que possam atrapalhar a visualização da pintura.
Os raios UV, produzido por algumas lâmpadas que não possuem a tecnologia ideal, podem causar descoloração e ressecamento das peças, por isso toda atenção é necessária na hora de escolher a iluminação para destacar, sem prejudicar a obra que será o diferencial na decoração. O arquiteto Luiz Maganhoto e o designer de interiores Daniel Casagrande fazem projetos diferenciados para residências que privilegiam as obras de arte em parceria com a Ideally Iluminação.

*Foto: Roger Dipold
  
Serviço:
Ideally Iluminação
Rua Gal. Aristides Athayde Júnior, 54 – Bigorrilho, Curitiba - PR
41 3339 1525 / 3339 2851
______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário