29 de maio de 2011

Brastemp apresenta solução integrada de cozinha e lavanderia com design universal na Casa Cor São Paulo


Equipamentos com identificação em braile, bancada com regulagem de altura e eletrodomésticos integrados são algumas das inovações do projeto-conceito “Liberty”.
  

Inovação, acessibilidade e inclusão. Essa é a proposta da cozinha conceito “Liberty”, assinada pela Brastemp, e financiada pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), que está em exposição na 16ª edição do BGourmet, realizada de 25 de maio a 12 de julho de 2011, na Casa Cor SP, no Jockey Club, em São Paulo (SP).
A área de Advanced Design da Whirlpool Latin America, que detém as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil, criou o conceito a partir dos princípios de design universal. O projeto tem grande foco em acessibilidade, ou seja, pode ser utilizado por um número maior de pessoas, independentemente de habilidade ou necessidades especiais. Além disso, a “Liberty” é a aposta da Brastemp de como será a cozinha do futuro, seguindo a tendência de utilizar de forma inteligente os espaços disponíveis em apartamentos e casas cada vez menores.
Para atender essas características, o projeto-conceito apresenta uma solução completa para cozinha e lavanderia, trazendo produtos integrados: refrigerador, cooktop, micro-ondas, pia (com a possibilidade de utilizar água normal e purificada), lava-louça, lavadora de roupas, depurador de ar, além de espaço para armazenagem de mantimentos e utensílios, visando diminuir o trajeto dos usuários dentro da cozinha.

“A proposta do projeto Liberty é mostrar que, com a integração dos produtos certos, nos espaços disponíveis, o consumidor pode fazer melhor uso desses espaços, dos eletrodomésticos e demais produtos necessários, conferindo o máximo de acessibilidade, modernidade e inovação a esse tipo de ambiente, ressalta Mário Fioretti, gerente geral de Design e Inovação da Whirlpool Latin America. 
Além da integração dos eletrodomésticos, a bancada central da cozinha possui regulagem de altura, que atende inclusive às necessidades de um cadeirante. 
“Com este projeto, a Brastemp e a Whirlpool avançam no desafio de inovar sempre, oferecendo produtos utilizáveis por um número de pessoas cada vez maior”, diz.

Tecnologia para acessibilidade
Os eletrodomésticos que compõem o projeto são protótipos desenvolvidos a partir de conceitos inovadores, agrupados por módulos de acordo com suas funções e atividades.

Módulo de armazenamento
São espaços para armazenar alimentos e objetos, como talheres, panelas e pratos, com sistema de prateleiras basculante, que facilita o acesso aos produtos no interior. Além disso, sua abertura é por toque e conta com iluminação interna, sistema de divisórias e fechamento amortecido.

Módulo de Refrigeração
Composto por geladeira compacta com porta transparente, abertura por meio de um toque e prateleira retrátil e giratória que proporciona melhor visualização e acesso aos produtos no interior. Também traz acionamento da iluminação interna por meio de movimento de mão, captado por um sensor na lateral do gabinete. O produto conta, ainda, com gaveta refrigerada e gaveta com função freezer, com abertura por toque, fechamento suave e sistema de divisórias internas.

Módulo de cocção e superfície de trabalho
O módulo conta com bancada que integra uma área de corte e preparação de alimentos com cooktop de indução, micro-ondas e forno elétrico, oferecendo a solução completa para o preparo de alimentos.  O micro-ondas e forno elétrico são integrados em um, com abertura de porta por toque e janela de visualização superior. A bancada traz sistema elevatório eletrônico, que permite a regulagem de altura, adequando-se a diferentes públicos. O cooktop possui acessórios de fixação de panelas na superfície de vidro, visando auxiliar pessoas com dificuldades motoras.
 Este módulo pode incluir, ainda, conexão com iPad e iPhone para controlar mecanismos básicos como temperatura e velocidade do forno. Além disso, também é possível acessar sistemas de informações da Brastemp, como receitas, dicas de como limpar os eletrodomésticos e como lavar roupa.

Módulo de tratamento de ar
É composto por uma unidade que integra ar-condicionado e depurador em um só produto. Também possui um espelho angulado na parte inferior, que é uma solução que auxilia um cadeirante – ou pessoas de baixa estatura, por exemplo – no momento de cozinhar, permitindo a visualização do interior das panelas que estão sobre o cooktop.

Módulo de estação de água
Este módulo traz lava-louças compacta, lavadora e torneira com purificador. A lava-louças tem porta que abre com o toque, janela de visualização superior e gaveta para armazenamento de utensílios, localizada na parte inferior do equipamento, com abertura e fechamento otimizados. Além disso, o módulo conta com iluminação interna acionada por meio de sensor de movimento de mãos e um sistema de reutilização da água, por meio de um filtro integrado entre os eletrodomésticos do módulo.
A máquina de lavar roupas é top-load, ou seja, o usuário insere e retira as roupas pela parte superior da máquina. Já que o produto está na faixa de altura mais baixa que o normal, essa proposta contempla acesso otimizado para usuários cadeirantes. Há, ainda, um cesto retrátil com acionamento por toque. 
Interfaces
As interfaces de todos os produtos estão integradas a uma mesma superfície e todos compartilham um mesmo tipo de botão que se adapta a diferentes perfis de usuários. A informação dada ao consumidor sobre status das atividades é feita por caracteres grandes e imagens em movimento, além de possuir identificação em braile, facilitando a comunicação do produto com o usuário.
 De acordo com Mário Fioretti, o desenvolvimento de projetos como este mostra que a empresa olha para o futuro, buscando antecipar as necessidades dos consumidores. 
“Eles trazem elementos e tecnologias que podem ser utilizados e aperfeiçoados em projetos futuros ou em andamento. No BGourmet, o projeto-conceito Liberty está exposto no espaço intitulado “A fusão entre o real e o virtual”, criado pela arquiteta Graciela Piñero.
Mais informações sobre a empresa podem ser encontradas em www.whirlpoolcorp.com.
________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário