5 de maio de 2011

Confira os destaques da programação do CCBB Rio, de 10 a 25 de maio

Pela primeira vez no Brasil, uma mostra ampla e abrangente da artista japonesa contemporânea Mariko Mori. Design e a arte de vanguarda para compor elementos de engenharia de ponta, interativos e de forte impacto físico e visual.
Estréias

EXPOSIÇÃO

Mariko Mori – Oneness – 10 de maio a 10 de julho
Exposição inédita que reúne instalações, esculturas, vídeos, fotografias e  desenhos, que mesclam elementos da cultura pop, tradição japonesa, moda, design e alta tecnologia. Mariko Mori, nascida em Tóquio e radicada em Nova York, tem peças incluídas no acervo dos principais museus do mundo, como Guggenheim (Nova York), Georges Pompidou (Paris), Fundação Prada (Milão), entre vários outros.  De terça a domingo – 09h às 21h.
CINEMA 
Odete Lara: Atriz de Cinema – 10 a 15 de maio 
Retrospectiva em homenagem a uma das mais prestigiadas atrizes do cinema brasileiro dos anos 60 e 70. Dirigida pelos principais diretores brasileiros, destacou-se sempre pelo talento e beleza peculiar. Em reconhecimento à trajetória dessa extraordinária atriz e sua contribuição à cultura nacional, a mostra exibe os principais longas-metragens que foram iluminados pelo seu brilho singular. 


O Cinema de Naomi Kawase – 17 a 29 de maio
Retrospectiva de uma das mais importantes diretoras do cinema contemporâneo. Premiada três vezes no Festival de Cannes, sua obra ainda é muito pouco conhecida no Brasil. A mostra traz também mesas-redondas e debate com presença da diretora. 

Em cartaz

EXPOSIÇÃO

“I in U / Eu em Tu” – Laurie Anderson – até 26 de junho
Elaborada exclusivamente para o CCBB, a  exposição “I in U / Eu em Tu” apresenta um conjunto instigante de obras originais da artista Laurie Anderson, entre instalações, fotografias, desenhos, vídeos, músicas e documentações de performances. As criações foram produzidas desde os anos 1970 aos dias atuais. De terça a domingo – 09h às 21h.

TEATRO
A Estupidez –até 15 de maio
A comédia ácida de Rafael Spregeburd, na direção de Ivan Sugahara, apresenta uma visão particular sobre os aspectos do mundo contemporâneo, assolado pela superficialidade e pela ignorância e cada vez mais afastado de valores como integridade e honestidade. De quarta a domingo – 19h30.
Shirley Valentine - até 29 de maio
O monólogo, com atuação de Betty Faria e direção de Guilherme Leme, conta, com muito humor e emoção, a história de uma dona de casa simples e madura que, após uma inesperada viagem à Grécia, questiona a vida e redescobre o amor e a autoestima. De quarta a domingo – 20h.




Memória da Cana  - até 15 de junho
Com direção de Newton Moreno, A companhia paulista Os Fofos encena adaptação teatral do texto Álbum de Família, de Nelson Rodrigues. De quarta a domingo – 19h30.

IDÉIAS
Filosofia do Rock – até novembro
A série de encontros entre e a filósofa Márcia Tiburi e músicos convidados, sobre temas do rock e da filosofia traz Zélia Duncan num debate sobre Cássia Eller e o Rock Nacional. 11 de maio - quarta –feira – 18h30


Carnaval – Que Festa é Essa?  - até dezembro

Nesse primeiro encontro, os carnavalescos Rosa Magalhães e Renato Lage discutirão - com a mediação do escritor Felipe Ferreira, a origem do carnaval até o atual modelo. 17 de maio – terça- feira – 18h30

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66
Centro – Rio de Janeiro - RJ
CEP 20010-000
www.bb.com.br/cultura
twitter.com/ccbb_rj
Aberto para o público de terça a domingo, das 09h às 21h


_____________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário