4 de maio de 2011

Crenças, histórias, lendas dos tapetes tibetanos em exposição na Bahia

"OS TIGRES", DA BY KAMY, REVITALIZA A HISTÓRIA SECULAR DO TIBETE SOB UM OLHAR CONTEMPORÂNEO, EM EXPOSIÇÃO NO SHOWROOM DA CASABELLA, EM SALVADOR, ONDE TAMBÉM FUNCIONARÁ UMA POP UP STORE DA MARCA.







Revitalizar lendas e histórias do povo Tibetano sob um olhar contemporâneo, combinando técnicas de tradição milenar com matérias-primas naturais, modernas e sofisticadas traduzem a proposta da coleção Os Tigres da By Kamy. As peças que já foram apresentadas aos paulistanos, agora seguem com as suas crenças e histórias para a capital da mistura étnica do Brasil, Salvador. 
A By Kamy expõe suas preciosidades de 13 a 26 de maio no showroom da Casa Bella, empresa referência em móveis conceituais.
Fruto de pesquisa que durou mais de um ano, Os Tigres da By Kamy foi criado sob coordenação da arquiteta Francesca Alzati, responsável pelo atelier da marca, e realizado por Kamyar Abrarpour junto a empresas nepalenses de tecelagens. O conceito da coleção desperta para sustentabilidade e chama a atenção pela importância da carga histórico-cultural desses animais considerados sagrados no Tibete, em peças naturalmente sofisticadas. 
O ponto de partida para a concepção foi o livro "The Tiger Rug of Tibet", de autoria da austríaca Mimi Lipton na ocasião da primeira apresentação dos tapetes originais em uma galeria particular de Londres, em 1988. A autora catalogou 108 modelos de tapetes – o número, que também corresponde à quantidade de mandamentos do budismo e de contas no rosário Tibetano, é considerado sagrado. 
“Assim como o dragão na China e o elefante na Índia, o tigre é o animal símbolo do Tibete e sua existência está diretamente ligada à nobreza, misticismo e poder”, explica Francesca.
Os tapetes retratados no livro foram desenhados ao longo de diferentes épocas, a contar do século VII, por anônimos que se perderam na história, desde monges a cidadãos comuns. As peças eram criadas para os mais variados fins, podendo ser oferecida a um monge como sinal de devoção ou usada como artigo de luxo digno de um rei.
Considerados patrimônio cultural quase intocáveis, os tapetes Tibetanos tornaram-se acessíveis para o resto do mundo somente a partir de 1970, quando houve uma maior abertura do país.
“A coleção traz à tona um conceito antigo para o valor presente, a partir de uma linguagem contemporânea moderna. É uma nova vida em uma história secular, sintetiza.
Paralelamente à mostra, a grife terá um espaço Pop up Store, uma loja temporária, onde exibirá os últimos lançamentos com destaque para as linhas de Kilim e Zili entre outras novidades disponíveis a pronta-entrega. “Nosso intuito é levar a loja ao cliente, já que sentimos uma forte demanda da região nos últimos meses, afirma Francesca.
Serviço
EXPOSIÇÃO TIGERS BY KAMY

Endereço: Rua Alameda das Espatódeas, 215 – Caminho das Árvores – Salvador – BA

Período: de 13 a 26 de maio

Horário: Segunda das 9h às 19h e sábado, das 9h às 14h
Informações: (71) 3342-5666
BY KAMY POP UP STORE  (www.bykamy.com)
Rua Alameda das Espatódeas, 215. Tel.: (71) 3342-5666 - 
Salvador-BA
_____________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário