19 de maio de 2011

Jovem cineasta brasileiro realiza sonho de dirigir filme em Hollywood



Cesar Raphael abre portas no mercado cinematográfico norte-americano e anuncia longa-metragem inspirado no premiado “Pedaço de Papel”.
“É um sonho virando realidade para mim. Estamos abrindo portas aqui em Los Angeles e estou arrepiado de anunciar que um longa-metragem inspirado pelo curta “Pedaço de Papel” está sendo desenvolvido: Cesar Raphael.
Quando o roteirista e diretor norte-americano Bobby Moresco subiu ao palco do Los Angeles Brazilian Film Festival 2011 e anunciou apoio ao primeiro projeto de longa-metragem da Lumiart que o jovem cineasta mineiro Cesar Raphael faz em conjunto com seu primo e sócio Thiago Bento, ambos se deram conta que a recompensa pelo caminho trilhado desde a infância começara a chegar.
O apoio de Moresco, vencedor do Oscar em 2005 de Melhor Roteiro Original com o filme “Crash – No Limite”, não foi o único incentivo do festival. Cesar recebeu ainda, pelo curta-metragem “Pedaço de Papel”, o prêmio de melhor filme da categoria, o nono troféu levantado pelo diretor desde a estreia do projeto, em 2009. Um empurrão a mais para a nova empreitada.
“É um sonho virando realidade para mim. Estamos abrindo portas aqui em Los Angeles e estou arrepiado de anunciar que um longa-metragem inspirado pelo curta “Pedaço de Papel” está sendo desenvolvido, disse o diretor.

Cesar Raphael e Thiago Bento
Para realizar o projeto, que foi co-escrito por Cesar e pela roteirista norte-americana Amanda  Moresco, o jovem cineasta teve de se mudar para Los Angeles, nos Estados Unidos, no início de 2011. Levou consigo a Lumiart, empresa de comunicação fundada em 2006 por ele e Thiago Bento. Reflexos de uma parceria familiar de longas datas que já almejava a chegada em Hollywood desde o início.

O longa-metragem
Já nos Estados Unidos, o filme rodou festivais de cinema e foi exibido consecutivamente por três noites no NuArt Theatre de Los Angeles, um dos mais importantes do cenário independente, o que valeu ao projeto a inclusão na seletiva de filmes que brigam para chegar à lista final do Oscar.
Pelo reconhecimento conquistado, surgiu, então, a oportunidade da produção do longa-metragem inspirado em “Pedaço de Papel”. O filme será estruturado em diversos plots (narrativas), baseados nas histórias dos seis protagonistas de “Pedaço de Papel”. Segundo Thiago, o objetivo é que o elenco conte com pelo menos um grande nome do cinema nacional, que será mesclado ao casting de atores norte-americanos.
O orçamento do filme é de US$ 5 milhões e o inicio da pré-produção está previsto para Novembro deste ano. Serão necessários de 30 a 40 dias de filmagem, com 80% das locações em Los Angeles (EUA) e o restante no Rio de Janeiro. O lançamento está programado para o segundo semestre de 2012. Cesar vem ao Brasil no fim deste mês para fechar parcerias para o novo filme e apresentar o projeto oficialmente ao público nacional.
Sobre o Diretor
Natural de Belo Horizonte, Cesar Raphael é um profissional multifacetado do meio cinematográfico, já que atua, dirige, escreve e edita suas criações. Cesar é também fundador e diretor da Lumiart, empresa de cinema e publicidade com sede na capital mineira. Já esteve envolvido em mais de 25 projetos audiovisuais e já ganhou onze prêmios nacionais e internacionais com seus filmes.
Sua mais recente produção, “Pedaço de Papel”, estreou em novembro de 2009 e ao longo de seu período de exibição recebeu nove prêmios significativos, incluindo o de Melhor Diretor no “Los Angeles Reel Film Festival”, “Melhor Curta Metragem” no “Gasparilla International Film Festival”, “Melhor Curta Metragem em Live Action” no “WorldFest Houston 2011” e “Melhor Curta Metragem” no “Los Angeles Brazilian Film Festival 2011”.
Assim como em “Pedaço de Papel”, Cesar Raphael escreveu, dirigiu e atuou em seu primeiro curta-metragem, o também premiado “O Jogo”, de 2006. Como ator, Cesar esteve em quatro curtas, um longa e estudou com os atores brasileiros Myrian Reys e Carlos Magno Ribeiro. Hoje, sua professora particular de atuação é a atriz, roteirista e diretora norte-americana Anne de Salvo. Atualmente reside em Los Angeles, onde seu primeiro longa-metragem está sendo produzido.
Prêmios
Abaixo, a lista completa de prêmios recebidos por “Pedaço de Papel”, em ordem cronológica:- Melhor Curta-Metragem (escolha do público) - Festival Internacional de Cinema de Itu (2009);- Melhor Diretor, para Cesar Raphael, e Melhor Curta-Metragem (2º colocado) – Los Angeles Reel Film Festival (2009);
- Merit Award – The Acollade Film Awards (2010);- Melhor Curta-Metragem – Gasparilla International Film Festival (2010);- Melhor Diretor, para Cesar Raphael, e Melhor Curta-Metragem – The Indie (San Diego’s Independent Film Festival – 2011);- Melhor Curta-Metragem em Live Action – World Fest Houston (2011);- Melhor Curta-Metragem – Los Angeles Brazilian Film Festival (2011)
Outras informações Lumiart: Guilherme Barreto - Tel.: (31) 9698 9151 – 8449 3641; www.cesarraphael.com.br; www.lumiart.art.br;
____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário