14 de maio de 2011

"PARANÁ - BERÇO DAS ETNIAS" DE ELOIR JR


O ARTISTA CURITIBANO EXPÕE NA CASA DA CULTURA DE ARAUCÁRIA, COMO CONVIDADO DA SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO DO MUNICÍPIO PARANAENSE.

 
Texto sobre Eloir Jr. enviado pela Casa da Cultura.
"Nasceu em Curitiba - PR; seu trabalho é alegre, colorido e resgata as nossas memórias culturais trazidas pelos diversos povos. Inspirando-se nos folclores polonês, ucraniano, português, italiano entre outros, o artista consegue demonstrar a convivência harmoniosa das etnias que fazem parte de nossa terra, a terra de todas as 
gentes.

Em seu percurso artístico se identificou com a linguagem Näife, que traduz a pura expressão ingênua da cultura, hábitos e costumes que as diversas etnias trouxeram para o Estado do Paraná, em harmonia com nossos ícones paranistas, como gralha azul, araucárias e pinhões. Em seu curriculum artístico, possui diversas premiações, exposições individuais e coletivas, acervos nacionais e internacionais.
Pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná, Eloir Jr. expõe profissionalmente seus trabalhos artísticos em mostras individuais, coletivas e salões de arte desde 1997, obtendo 09 premiações durante este período. Há 18 anos é estudioso das etnias européias que imigraram e colonizaram o Estado do Paraná, região sul do Brasil, com enfoque principal na cultura eslava da Polônia e Ucrânia, onde não só expressa a pintura sobre a tela, como também o artesanato cultural destes países."


Eloir Jr. 
Artista Plástico
Estudioso das Culturas Étnicas Européias no Paraná
_________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário