7 de junho de 2011

IV CONCURSO PARA ESTUDANTES DE ARQUITETURA

"Estação Intermodal de Transporte Terrestre de Passageiros" é o tema desta edição
PROMOVIDO PELO CBCA RECEBERÁ INSCRIÇÕES ATÉ 20 DE AGOSTO

Estão abertas as inscrições para o IV Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura, promovido pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA)Para esta edição, o concurso propõe a criação de projeto de ‘ESTAÇÃO INTERMODAL DE TRANSPORTE TERRESTRE DE PASSAGEIROS’, um complexo arquitetônico urbano destinado ao uso massivo de público cuja finalidade principal é o transbordo e intercâmbio de passageiros entre alguns dos diversos meios de transporte terrestre. 
Além de criar espaços para a integração entre ônibus urbanos e interurbanos, ferrovias, metrô, bonde, automóveis, táxis, veículos coletivos, bicicletas, etc., o projeto deverá acolher todas as atividades que estes espaços geram, tais como: comércio, varejo, supermercados, restaurantes, lanchonetes, assim como, espaços de espera e entretenimento para o público passante. 
Este centro deverá considerar os serviços de apoio tais como escritórios de administração, informações ao público, venda de passagens, serviços de higiene, vestiários, serviços de segurança e enfermaria, descarga de insumos, remoção de lixo e outros. 
O Concurso tem como objetivo promover e incentivar o conhecimento do aço como componente de sistemas construtivos; incentivar o estudo em torno do seu enorme potencial, suas tecnologias e aplicações na construção, tais como em fundações, estruturas, vedações, coberturas, revestimentos e o seu desenvolvimento em uma concepção arquitetônica e estrutural apropriada; apoiar o crescimento da arquitetura como disciplina fundamental da construção do habitat; promover o trabalho em equipe de professores e alunos; promover o vínculo de professores e alunos com o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA); estimular o trabalho criativo dos alunos que orientados pelos seus professores possam levar as estruturas ao limite de suas possibilidades, baseados no conhecimento das propriedades do aço. 
A participação no Concurso, com abrangência nacional, é direcionada a estudantes de faculdades de arquitetura, matriculados regularmente no último ano do curso de Arquitetura, orientados por seu(s) respectivo(s) professor(es)
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site do CBCA - www.cbca-iabr.org.br - até o dia 20 de agosto. Os trabalhos devem ser entregues de 19 a 22 de setembro. O julgamento dos trabalhos será nos dias 28 e 29 de setembro e no dia 3 de outubro será feita a divulgação do vencedor. 
A Comissão Julgadora será composta pelos membros da Comissão Executiva do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) e um representante das seguintes associações: Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA), Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) e Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE). 
O grupo vencedor receberá o prêmio de R$ 5 mil. Os alunos integrantes das três equipes melhor classificadas receberão inscrições para o curso à distância sobre Introdução ao Uso do Aço, promovido pelo CBCA, além de manuais técnicos, livros e revistas sobre construção metálica, editados pela entidade. Os professores orientadores dos dois melhores projetos também poderão acessar durante um ano todo o material disponibilizado pelo Steel Construction Institute. 
A equipe vencedora do Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura representará o Brasil no IV Concurso ILAFA de Diseño em Acero para Estudiantes de Arquitetura 2011, promovido pelo Instituto Latino Americano de Ferro e Aço (Ilafa), que concorrerá com os representantes de países como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela. O grupo vencedor do Concurso ILAFA receberá US$ 10 mil. 
IV Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura
Inscrições: www.cbca-iabr.org.br
Informações: cbca@acobrasil.org.br
 _____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário