14 de julho de 2011

Confira quem vem para o GIBICON


AUTORES NACIONAIS

ANDRÉ CALIMAN
Nascido em 1986, em São Paulo, André Caliman é ilustrador e quadrinista. Mora atualmente em Curitiba, foi um dos responsáveis pelas revistas Quadrinhópole e Avenida. Seu lançamento mais recente é a revista independente Rua!. http://andrecaliman.blogspot.com/[link]

ANDRÉ DINIZ
André Diniz nasceu em 1975 na cidade do Rio de Janeiro e é escritor, quadrinista e ilustrador. Autor prolífico que trabalha tanto como desenhista quanto roteirista, Diniz lançou nos últimos anos as obras 7 vidas, Ato 5, O quilombo Orum Aiê, Morro da favela, entre outros. http://www.nonaarte.com.br/

BENETT
Benett mora em Curitiba e é cartunista dos jornais Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Colabora também com o Le monde diplomatique. Teve um livro de tiras publicado em 2007: Benett apavora! – Tiras encardidas e desenhos infames para toda a família disfuncional (Juruá). http://blogdobenett.blog.uol.com.br/

CARLOS MAGNO
Nascido em 1976, em Gurapuava, no Paraná, Carlos Magno é desenhista e ilustrador. Mora atualmente em São José dos Pinhais (PR) e já trabalhou para diversas editoras norte-americanas de quadrinhos, como DC, Marvel, Boom, Avatar, Moonstone e IDW, desenhando Liga da Justiça, Hulk, Fantasma, Transformers, a nova série Planeta dos Macacos,  entre diversos outros personagens.http://www.comicvine.com/carlos-magno/26-44265/

EDDY BARROWS
Nascido em Belém do Pará, Eddy Barrows vive em Belo Horizonte desde seus dois anos de idade. Já desenhou revistas como G.I. Joe, 52, Novos Titãs, entre outras. Atualmente, é desenhista exclusivo da DC Comics e trabalha com o Superman. http://eddybarrows.blogspot.com/

ERICA AWANO
Conhecida como uma das principais desenhistas do estilo mangá no Brasil, Erica Awano formou-se em Letras na USP. Awano desenhou a revista mensal Holy avenger e ilustrou livros de RPG, entre outras revistas. Atualmente, trabalha em uma adaptação de Alice no país das maravilhas para a editora norte-americana Dynamite.

FÁBIO MOON
Nascido em 1976, em São Paulo, Fábio Moon é quadrinista. Com seu irmão gêmeo, Gabriel Bá, criou a série 10 pãezinhos e Daytripper (Vertigo), além de publicarem semanalmente a tira Quase nada, na Folha de S.Paulo. Ganhou o prêmio Eisner pela revista independente 5 e pela HQ digital Sugarshock, além de um prêmio Jabuti pela adaptação de O alienista.

FULVIO PACHECO
Nascido em 1976, Fulvio Pacheco vive em Curitiba e é desenhista, ilustrador e professor. Dá aulas de história em quadrinhos na Gibiteca de Curitiba e publicou Lobo da estrada na revista Quadrinhópole (2007) e O Crime do Teishouko Preto (2008).
Acesse: http://www.fulviopacheco.blogspot.com/
GABRIEL BÁ
Nascido em 1976, em São Paulo, Fábio Moon é quadrinista. Com seu irmão gêmeo, Fábio Moon, criou a série 10 pãezinhos e Daytripper (Vertigo), além de publicarem semanalmente a tira Quase nada, na Folha de S.Paulo. Ganhou o prêmio Eisner pela revista independente 5 e por The umbrella academy, além de um prêmio Jabuti pela adaptação de O alienista. http://10paezinhos.blog.uol.com.br/
IVAN REIS
Nascido em 1976, em São Bernardo do Campo, Ivan Reis é desenhista. Já trabalhou para a Editora Bloch, para os Estúdios Mauricio de Sousa, para as norte-americanas Chaos e Marvel e atualmente é artista exclusivo da DC Comics. Seus trabalhos recentes incluem desenhos para Lanterna Verde, A noite mais densa, O dia mais claro e Aquaman, e consultoria para o filme do Lanterna Verde.
JOE BENNETT
Nascido em 1968, em Belém, Pará, Joe Bennett é desenhista. Já trabalhou para a Marvel, Image e atualmente desenha a Liga da Justiça, para a DC Comics. Bennett expôs anteriormente em Curitiba, durante a comemoração dos 25 anos da Gibiteca de Curitiba.
JOE PRADO
Joe Prado mora em São Paulo e é agente do estúdio Art & Comics e desenhista. Fez a ponte entre diversos artistas brasileiros e o mercado norte-americano e atualmente desenha para a DC Comics revistas como Crise infinita e O dia mais claro.
LOURENÇO MUTARELLI
Nascido em 1964, em São Paulo, Lourenço Mutarelli é quadrinista, escritor, dramaturgo e ator. É autor dos romances O cheiro do ralo, Teatro das sombras e Jesus Kid (Devir), O natimorto, A arte de produzir efeito sem causa e Miguel e outros demônios (Companhia das Letras) e de quadrinhos como O dobro de cinco, O rei do ponto, A soma de tudo – partes 1 e 2 e A caixa de areia (ou era dois no meu quintal) (Devir). Seus trabalhos mais recentes incluem o papel de protagonista no filme O Natimorto e o livro Nada me faltará (Companhia das Letras).
PAIXÃO
Paixão é um dos chargistas mais importantes do Paraná. Mora em Curitiba é um dos cartunistas do jornal Gazeta do Povo.
PAULO RAMOS
Nascido em 1972, Paulo Ramos é jornalista, professor e pesquisador de histórias em quadrinhos. Já organizou e escreveu livros teóricos como Bienvenido: Um passeio pelos quadrinhos argentinos (Zarabatana Books) e A leitura dos quadrinhos (Contexto), além de manter o Blog dos Quadrinhos.
PRYSCILA VIEIRA
Pryscila Vieira nasceu e vive em Curitiba e é quadrinista e ilustradora. Publica semanalmente no jornal Folha de S. Paulo a tira Amely.
RAFAEL COUTINHO
Nascido em 1980, em São Paulo, Rafael Coutinho é artista plástico, designer, animador, editor e quadrinista. Coutinho publicou Cachalote (Quadrinhos na Cia.) e a revista MIL - Drink (Barba Negra/ Cachalote), além de editar a coleção MIL. http://www.raffa-bingo.blogspot.com/
RICARDO MANHÃES
Ricardo Manhães é desenhista e ilustrador, e trabalha há mais de 10 anos no mercado europeu de quadrinhos. Já publicou 14 álbuns (incluindo coletâneas) na França, Bélgica, Canadá e Holanda.
SIDNEY GUSMAN
Nascido em 1966, em São Paulo, Sidney Gusman é jornalista e editor de quadrinhos. Atualmente, é responsável pelo site Universo HQ[link HTTP://universohq.com] e é coordenador editorial da Mauricio de Sousa Produções.
SOLDA
Nascido em Itararé, Solda mudou-se par Curitiba e se tornou um dos mais importantes cartunistas do Paraná. Já trabalhou no Pasquim e na revista Bundas. http://cartunistasolda.com.br/
SONIA LUYTEN
Uma das mais respeitadas pesquisadoras de histórias em quadrinhos e humor gráfico do Brasil, Sonia Luyten possui doutorado e pós doutorado sobre mangá, deu aulas no Japão, Holanda e França e publicou oito livros, além de dezenas de artigos em revistas, jornais e publicações científicas.
AUTORES INTERNACIONAIS
FABIO CIVITELLI
Nascido em 1955, na cidade de Lucignano, Itália, Fabio Civitelli é um dos mais importantes desenhistas do Tex,. No Brasil há uma edição especial em homenagem ao seu trabalho com o caubói, na qual ele é responsável pelo argumento e a arte:  Tex especial Civitelli (Mythos).
HERVÉ BOURHIS
Nascido em 1974 em Touraine, França, Hervé Bourhis trabalha como quadrinista e ilustrador. No Brasil já foram publicados dois de seus trabalhos: O pequeno livro do rock e O pequeno livro dos Beatles (editora Conrad). Além desses, ainda publicou os inéditos em português: Naguère les etóiles, Le main verte, Comix remix, entre outros.
http://bourhis.ouvaton.org/
JENS HARDER
Nascido em 1970, na Alemanha, Jens Harder foi premiado em Angoulême 2010 pela sua ousada HQ Alpha. O artista é conhecido por sua inovação na linguagem dos quadrinhos e suas belas ilustrações.  Publicou, além de Alpha, as HQs Leviathan, Operation Läckerli, Reflexe, entre outras.
LUCA RAFFAELLI
Nascido em 1959, em Roma, Itália, Luca Raffaelli é jornalista, pesquisador e roteirista.  Um dos mais importantes pesquisadores das histórias em quadrinhos italianas, Raffaelli também escreveu livros infantis, trabalhou em animações e coordena importantes festivais de animação e quadrinhos na Itália, como Castelli animati e Romics. Desde 2008 faz parte do comitê científico da revista Manga academica, voltada para estudos sobre as HQs.
LUCIO FILIPPUCCI
Nascido em 1955, em Bolonha, Itália, Lucio Filippucci é desenhista e ilustrador. Um dos principais autores da Bonelli Editore, Filippucci já usou seu traço em Martyn Mystère, Tex e em Dr. Mystere ( trabalhos publicados no Brasil pela Mythos) e livros e publicidade. Venceu o prêmio ANAFI (destinado aos quadrinhos, na Itália) em 2005 como melhor desenhista.
SALVADOR SANZ
Nascido em 1975, em Buenos Aires, Argentina, Salvador Sanz é cineasta, ilustrador e quadrinista. Já publicou na argentina obras como Legion, Desfigurado e Angela della Morte, além de colaborar com a revista Fierro. Legion foi também publicado nos Estados Unidos pela IDW. Reconhecido por usar um traço hiper-realista em seu trabalho, Sanz foi publicado no Brasil com seu álbum Noturno e na coletânea Fierro (ambos pela editora Zarabatana Books).http://salvadorsanz.blogspot.com/
TOMMASO D’ALESSANDRO
Nascido na Itália, Tommaso D’Alessandro é responsável por uma agência que representa diversos autores italianos como Ivo Milazzo, Paolo Barbato, Micol Beltramini, entre outros. Foi curador em diversos festivais na Itália: Festival de Lucca, Romics e Italcon. Também fez curadoria em festivais na Rússia, Grécia e Polônia.
______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário