27 de julho de 2011

Miles Davis, Bertold Brecht, Procópio Ferreira, Tônia Carrero e Aderbal Freire-Filho no CCBB Rio em agosto




Num diálogo com a exposição sobre Miles Davis, o "Festival Internacional de Jazz – I Love Jazz" traz o Quarteto de *Jon Faddis numa apresentação especial, oferecendo ao público a oportunidade de apreciar um repertório de composições de Miles. 

A partir de agosto, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro presta homenagem a uma das personalidades referência na criação e na originalidade da música do século XX com a exposição Queremos Miles – Miles Davis, lenda do Jazz. Concebida pela Cité de la Musique de Paris, organizada com o apoio da família e dos gestores da obra do artista,  a mostra traça o percurso do músico, desde a cidade de sua infância, East St. Louis (Illinois), até os últimos anos, com fama planetária, por meio de 300 itens, dentre gravações, obras de arte (como pinturas de Jean Michel Basquiat e Mati Klarwein, fotografias de Annie Leibovitz e Irving Penn, vídeos, documentários, roupas, instrumentos musicais e partituras. 
Num diálogo com a exposição, o Festival Internacional de Jazz – I Love Jazz traz o Quarteto de Jon Faddis numa apresentação especial, oferecendo ao público a oportunidade de apreciar um repertório de composições de Miles Davis
Retrospectiva Maristela








Retrospectiva Maristela é o nome da mostra que exibe filmes restaurados da consagrada companhia cinematográfica dos anos de 1950. É uma oportunidade de conferir comédias populares, com astros do porte de Procópio Ferreira e Jaime Costa, dramas e romances, com galãs e estrelas como Tônia Carrero e Anselmo Duarte


O Festival Assim Vivemos chega a sua quinta edição no Brasil e reúne títulos que fizeram parte de um circuito de festivais ao redor do mundo, como Munique, Londres, Moscou, Toronto, Calgary, Melbourne e Nova Iorque. Todas as sessões com legendagem especial para surdos e áudiodescrição (em fones de ouvido) para cegos. Debates com tradução simultânea para LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). 
Ambientada na Alemanha dos anos 1920, Na Selva das Cidade, peça de Bertold Brecht, com direção de Aderbal Freire-Filho, retrata a vinda de uma família do interior para a cidade grande, abordando as complicadas relações humanas dentro do sistema capitalista e retrata a luta pela sobrevivência do homem na selva de uma grande metrópole. A montagem inédita reúne Daniel Dantas, MariaLuisa Mendonça, Fernanda Boechat, Inez Viana, Augusto Madeira  entre outros
A premiada Companhia de Teatro Medieval comemora duas décadas de existência trazendo ao público infantil três espetáculos de seu repertório.As Leituras dramatizadas dos 12 textos selecionados para a etapa final da quarta edição do concurso Seleção Brasil em Cena reúnem importantes nomes do teatro como Paulo de Moraes, Gilberto Gawronski, Alessandra Vanicci e Thierry Trémoroux, dirigindo alunos das diversas escolas de teatro do Rio de Janeiro.
A série musical Blues Brasil reúne no Teatro II, os principais nomes do blues brasileiro. Nascido no delta do Mississipi como um canto de lamento dos escravos, esse gênero musical massificou-se a partir da Geração Beat revolucionando a música ocidental e fornecendo subsídios definitivos à configuração do rock e do pop atuais. Entre os convidados estão  Celso Blues Boy, Igor Prado Blues Band, Blues Etílicos, Suburblues e Jefferson Gonçalves.
As tradicionais terças musicais trazem ao Teatro II as seguintes séries: Hungaria! As Múltiplas Faces de Franz Liszt, que comemora 200 anos do nascimento do compositor húngaro Franz Liszt; Música do Brasil Central com um apanhado das manifestações artísticas do centro-oeste brasileiro, com convidados da cultura regional; e MP, A e B que traz um painel surpreendente de afinidades musicais entre Brasil e Argentina. 
A edição de agosto da série de debates Humor & Companhia – O Humor na Mídia e nas Artes traz Eduardo Dusek e Nelson Motta num debate sobre o humor na música brasileira. 
Filosofia do Rock, a série de encontros entre e a filósofa Márcia Tiburi e músicos convidados, sobre temas do rock e da filosofia recebe a ativista e líder da banda hardcore feminina Dominatrix, Elisa Gargiulo, num bate papo sobre a participação da mulher na cena do rock mundial.


 Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Primeiro de Março, 66- Centro – Rio de Janeiro - RJ - CEP 20010-000
www.bb.com.br/culturatwitter.com/ccbb_rjhttp://facebook.com/CCBB.RJ
Aberto para o público de terça a domingo, das 09h às 21h.

__________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário