3 de julho de 2011

Polanski é um gênio? Confira a programação de férias do CCBB-Rio

Roman Polanski*, Estética Punk, Legião Urbana, Michel Foucault, Liszt e o Anima Mundi estão no CCBB Rio em julho.






I am a ClichéEcos da Estética Punk é a exposição internacional que o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro abre no mês de julho e resgata a gênese plástica do estilo musical que rejeitou o convencional. Com título emprestado de uma composição da banda X-Ray Spex, a exposição reúne o olhar de 12 consagrados artistas sobre o status da imagem e suas metamorfoses dentro da estética punk: Andy Warhol, Artsitein, Bruce Conner, David Lamelas, David Wojnarowicz, Dennis Morris, Destroy All Monsters, Jamie Reid, Linder, Peter Hujar, Robert Mapplethorpe e Stephen Shore, e a coleção de capas de discos de vinil de Thierry Planelle.
Polanski é um Gênio? Com essa indagação, o CCBB Rio instiga o público cinéfilo a conferir um panorama do trabalho de um dos maiores cineastas vivos e ativos do mundo. Com títulos realizados na França, EUA, Polônia, Itália, Inglaterra e Tunísia, do final da década de 1950 até os dias atuais, Roman Polanski reinventou o cinema de horror e o cinema noir, além de produzir famosas releituras de Shakespeare, Ariel Dorfman e Charles Dickens. Os títulos celebres trazem um elenco de atores consagrados como Marcello Mastroianni, Mia Farrow, Nastassja Kinski e Emmanuelle Seigner. 
O maior festival de animação nas Américas e um dos três mais importantes do planeta, o Anima Mundi - Festival Internacional de Animação do Brasil completa dezenove edições e traz mais de 400 filmes de animação de todas as partes do planeta, nos mais variados formatos.  Essa edição também traz a exibição das animações vencedoras de Água em Movimento, a primeira edição do Concurso Nacional de Animação para Internet promovido pelo Anima Mundi com patrocínio do Banco do Brasil.


A edição de julho da série de debates Humor & Companhia – O Humor na Mídia e nas Artes fala sobre o circo e os novos palhaços, com Álvaro Assad, João Carlos Artigos e Vanda Jacques. Antes e durante o debate haverá a apresentação de cenas de palhaços, com o Teatro de Anônimo e a Etc & Tal.
Filosofia do Rock, a série de encontros entre e a filósofa Márcia Tiburi e músicos convidados, sobre temas do rock e da filosofia, traz Thedy Correa num debate a banda Legião Urbana e a obra crítica de Michel Foucault.
Em comemoração aos 200 anos do nascimento do compositor húngaro Franz Liszt, a série Hungaria! As Múltiplas Faces de Franz Liszt abrange aspectos marcantes da obra do pianista e compositor e apresenta seis concertos. O concerto de estreia, O Poeta, reúne no palco a  soprano Rosana Lamosa e o pianista Flávio Augusto. MP, A e B traz um painel surpreendente de afinidades musicais entre Brasil e Argentina. Reúne novos intérpretes e compositores dos dois países. Artistas brasileiros do choro, do samba e da MPB encontram se com argentinos do tango, do folklore e da MPA. 
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66
Centro – Rio de Janeiro - RJ
CEP 20010-000
www.bb.com.br/cultura
twitter.com/ccbb_rj
http://facebook.com/CCBB.RJ
Aberto para o público de terça a domingo, das 09h às 21h.

*Foto Polanski:cinemeirosnews.blogspot.com
_____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário