1 de agosto de 2011

Arquiteto Fernando Lara ministra palestra sobre intervenções em favelas na América Latina

Projeto de Fernando Maculan e Marisa Machado na favela da serra em Belo Horizonte
Museu da Casa Brasileira, Portal Arq!Bacana e SENAC organizam quinto encontro para discutir arquitetura brasileira.

Especialista em sustentabilidade  vai discutir as diversas intervenções em vilas e favelas na palestra "Quae será tamen: o desafio da informalidade na América Latina".

Na última década, a América Latina viveu uma conjuntura sem precedentes em sua história em que as transformações macroeconômicas, sociais e políticas permitiram investimentos em assentamentos informais. Recorrendo ao contexto deste período para fazer uma análise crítica dessas intervenções em vilas e favelas, o arquiteto e professor doutor Fernando Lara, coordenador do grupo LAMA (Latin American Modern Archietcture) da Universidade do Texas, Austin (EUA), fará a palestra Quae será tamen: o desafio da informalidade na América Latina, no dia 3 de agosto, às 20h. Este será o quinto encontro do ciclo de discussões sobre o tema Arquitetura Brasileira, promovido pelo Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o portal Arq!Bacana e SENAC. 
No encontro, Lara apresentará os diversos modelos de intervenção e a arquitetura que deles resulta, dentro deste novo panorama da região, em que o crescimento econômico continuado, a estabilidade política e as políticas redistributivas implementadas pelos governos de centro-esquerda contribuíram para investimentos inéditos em moradias informais. 
Fernando Serapião, consultor do portal Arq!Bacana, jornalista e arquiteto, fará a apresentação e mediação do evento.  Ao final da explicação de Lara, os dois profissionais debaterão alguns pontos importantes desta abordagem e abrirão um espaço para perguntas do público.
A palestra de Fernando Lara sucede a ministrada pela Superintendente da Secretaria de Habitação da Prefeitura de São Paulo, Elisabete FrançaHabitação Social em São Paulono dia 15 de junho. Na ocasião, França, que é arquiteta e foi responsável pelos projetos de urbanização de favelas na capital paulista, apresentou os projetos da prefeitura para os novos conjuntos habitacionais, ainda em desenvolvimento, criados em parceria com reconhecidos escritórios de arquitetura, como MMBB, Andrade Morettin e Mário Biselli, entre outros.

ARQ!BACANA
Desenvolvido pelo arquiteto Marcio Mazza, o portal ARQ!BACANA é uma agenda completa e efetiva do mercado de arquitetura, arquitetura corporativa, design, paisagismo e urbanismo. O portal acompanha e publica, diariamente, ações e eventos nacionais e internacionais - técnicos, pedagógicos, culturais e sociais -  que envolvem a  comunidade dos arquitetos, designers e paisagistas. 
O portal ARQ!BACANA promove, mensalmente, palestras com profissionais experientes para aprofundar a discussão sobre as questões arquitetônicas e urbanas da cidade de São Paulo e do Brasil. A mediação é feita pelo crítico de arquitetura Fernando Serapião. 
Realizada em parceria com o MCB - Museu da Casa Brasileira e com o Apoio do SENAC, a iniciativa inédita é um marco na divulgação e discussão destes temas tão específicos do universo da arquitetura, que muitas vezes são esquecidos. 
Sobre os participantes:
Palestrante – Fernando Lara
Arquiteto, professor da Universidade do Texas, Austin (EUA), pesquisador de Arquitetura Brasileira com ênfase na disseminacão do chamado Movimento Moderno. É ainda especialista em sustentabilidade e escreve periodicamente sobre o assunto no portal Arq!Bacana.
Mediador - Fernando Serapião
Membro da Associação Paulista de Críticos de Arte, foi, durante seis anos, editor executivo da revista Projeto Design. Hoje é colaborador da revista Piauí e do jornal Folha de S. Paulo. Além de diversos artigos, publicou o livro São Paulo: guia de arquitetura contemporânea.
Serviço
Palestra Quae será tamen: o desafio da informalidade na América Latina
Data: 3 de agosto
Horário: às 20h
Local: Museu da Casa Brasileira - Av. Faria Lima, 2705 - São Paulo, SP
Inscrições pelo site www.arqbacana.com.br na página principal e na seção AGENDA.
Mais informações pelo telefone (11)3078.2906
Taxa de inscrição: R$ 30 - individual / R$ 20 - para grupos de 5 ou mais pessoas. Cortesia - para o professor que levar mais de 5 alunos pagantes
Em caso de cancelamento feito em até 48h antes da palestra, o valor da inscrição será devolvido integralmente. Após este prazo, a devolução será de 50% do valor pago.
 _______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário