9 de agosto de 2011

Jogo Metrópole: atividade interativa tem o desafio de partilhar a cidade e buscar equilíbrio entre interesses e conflitos.


Uma Tarde no Museu convida famílias e amigos para discutir exposição A rua é nossa...é de todos nós! 

A partir dos conceitos abordados na exposição multimídia A rua é nossa...!, atividade do programa Uma Tarde no Museu propõem diálogo com o público, o verdadeiro dono das ruas.

“A nova exposição do Museu da Casa Brasileira e sua programação paralela são importantes iniciativas em prol da valorização do espaço público; as pessoas podem e devem se apropriar da rua, descobrindo novos olhares sobre a cidade de São Paulo”, afirma o Secretário de Estado da Cultura (SP), Andrea Matarazzo (foto).


Uma das propostas da exposição A rua é nossa...é de todos nós!, em cartaz no Museu da Casa Brasileira, é debater e imaginar novas maneiras de entender o espaço público como um patrimônio coletivo. Para mostrar como é possível trabalhar necessidades individuais em um espaço que pertence a todos, o programa Uma tarde no Museu convida todos os visitantes da exposição a participarem do jogo Metrópole. Esta atividade interativa tem o desafio de partilhar a cidade buscando o equilíbrio entre interesses e conflitos. 
A iniciativa, que tem por objetivo estimular a convivência e o espírito de cooperação entre pessoas de diferentes idades e perfis, é do educativo do Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (SP), e acontece no dia 13 de agosto, das 14h30 às 17h30. O programa Uma Tarde no Museu é voltado para pais e filhos assim como para grupos espontâneos em geral que procuram uma experiência prazerosa e de aprendizado no museu. Além de ser uma ótima opção cultural, os participantes ainda podem conhecer pessoas e fazer novos amigos. 
A rua é nossa...é de todos nós! A discussão sobre os usos das ruas é o tema da exposição multimídia que reúne fotos, textos, vídeos e projeções, captados em cidades de cinco continentes. A programação paralela inclui também atividades ao ar livre como passeios a pé e de bicicleta, mesas redondas, oficina e palestras. Concebida e realizada pelo sociólogo François Ascher, professor do Institut Français d´Urbanisme (falecido em 2009), e por Mireille Apel-Muller, delegada-geral do IVM - Instituto pela Cidade em Movimento - e curadora da mostra, a exposição contou com a colaboração de especialistas de diversas áreas.  
“A nova exposição do Museu da Casa Brasileira e sua programação paralela são importantes iniciativas em prol da valorização do espaço público; as pessoas podem e devem se apropriar da rua, descobrindo novos olhares sobre a cidade de São Paulo”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo. “Os museus são lugares propícios a discussão e reflexão a respeito de espaços públicos e dinâmicos como a rua”.
Serviço: Uma tarde no Museu- Jogo Metrópole
Data: 13 de agosto
Horário: das 14h30 às 17h00 (chegar com a 10 a 15 minutos de antecedência)
Local: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano Tel. 3032-3727
Entrada Franca
Acesso a portadores de deficiência física
Inscrições das atividades: 3032-2564 
agendamento@mcb.org.br
Site: 
www.mcb.org.br
twitter.com/mcb_org
_____________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário