3 de outubro de 2011

Arquitetura e urbanismo no Instituto Cervantes

O Instituto Cervantes, no Rio de Janeiro promove, no próximo dia 6, o debate “Urbanismo – Arquitetura: Sustentabilidade entre dois mundos”, com o arquiteto espanhol Jerônimo Junquera.

 Em pauta: novos espaços nas construções e o caminho para Olimpíadas.


Instituto Cervantes promove o debate “Urbanismo - Arquitetura: Sustentabilidade entre dois mundos”, no próximo dia 6/10 (quinta), no auditório de sua sede em Botafogo, com entrada gratuita, a partir das 18h30. Estarão presentes os brasileiros Daniel Gusmão, João Pedro Backeuser e Fabiana Izaga, além do premiado arquiteto espanhol Jerônimo Junquera (mais informações abaixo). Em pauta, como a construção deve valorizar o espaço vazio para se obter cidades mais harmoniosas e o caminho do Rio de Janeiro nos próximos anos, com a realização de dois grandes eventos mundiais - Copa do Mundo e Olimpíadas.
A sustentabilidade é o mote para a discussão das novas formas de urbanização por inspirar a máxima de “menos é mais”. Para Jerônimo Junquera, estamos em um momento onde é preciso parar, olhar os exageros das últimas décadas e seguir adiante com projetos que valorizem não só grandes construções, mas também áreas comuns e públicas. “É importante prestar atenção no vazio que vamos gerar daqui pra frente ao construir. Isso influencia diretamente no espaço de convívio de uma comunidade defende Jerônimo. Só assim, segundo ele, poderemos recuperar a importância dos espaços públicos para os valores essenciais da vida em uma sociedade. 
Daniel Gusmão e João Pedro Backeuser, respectivamente ganhadores dos projetos de Parque Olímpico e Porto Olímpico para as Olimpíadas de 2016, falarão dos próprios trabalhos e de como a cidade do Rio de Janeiro, que já vem passando por mudanças, terá sua paisagem urbana cada vez mais alterada com a proximidade dos Jogos. Também na mesa estará Fabiana Izagaprofessora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Serviço
Urbanismo - Arquitetura: Sustentabilidade entre dois mundos
Data: 06/10

Hora: 18h30  
Local: Auditório do Instituto Cervantes – Rua Visconde de Ouro Preto, 62
Confirmação de presença: 3554-5910 ou cultx3rio@cervantes.es
Jerónimo Junquera Diretor do estúdio Junqueira Arquitectos. Em 2006 recebeu o Prêmio Nacional de Arquitetura do Ministerio de la Vivienda. Assim como o Prêmio de Urbanismo e Arquitetura Pública da Prefeitura de Madri em 1985, 1987, 1993, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2006.

Fabiana  Izaga Desenvolve atividade profissional em projetos de arquitetura e urbanismo. Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário