31 de outubro de 2011

Arte Naif de Mara D Toledo no Solar do Rosário



Mara D Toledo pinta o ingênuo! As obras dessa artista plástica são lúdicas, alegres, coloridas e retratam temas do cotidiano. O interior, as festas populares, o jogo de bola com pés descalços, a plantação de café, os botequins e armazéns são alguns temas das obras que encantam a todos, brasileiros e estrangeiros. 

 A Arte Naif começou a afirmar-se como uma corrente que aborda os contextos artísticos de modo espontâneo e com plena liberdade estética e de expressão. Exuberância de cores, simplicidade e lirismo são algumas características desta pintura.
Dizem que a arte Naif é feita por artistas sem preparação acadêmica específica e sem a “obrigação” de terem de utilizar técnicas elaboradas e abordagens temáticas e cromáticas convencionais nos trabalhos que executam.Assim foi com Heitor dos Prazeres(1898-1966), praticamente quem iniciou estaescola no Brasil.  No caso de Mara de Toledo sua qualidade técnica é apurada, suas pinturas  trabalhadas com perfeccionismo nos detalhes. Como a própria Mara de Toledo diz seu “estilo é ingênuo mas não a técnica” uma vez que a artista tem escola e conhecimento. O Solar do Rosário sente-se honrado em trabalhar com uma artista deste quilate. O conhecido marchand paulista Jacques Ardies, ele mesmo um colecionador da obra da artista, trabalha internacionalmente com a arte de Mara de Toledo que tem colecionadores na Bélgica, França, Alemanha e outros países da Europa. Sua produção extremamente detalhista é pequena e aguardada por seus colecionadores. Para esta mostra,esperada por tantos, Mara de Toledo recolheu-se durante meses para sua preparação. Vale a pena conferir!

Serviço:

Exposição “Mara de Toledo”
Galeria de Arte Solar do Rosário
Abertura dia 06 de novembro às 11h da manhã. A exposição permanecerá até o dia 27 de novembro.
Galeria de Arte Solar do Rosário
Rua Duque de Caxias, 04, Largo da Ordem, Curitiba, PR
Entrada Gratuita 
 ______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário