28 de outubro de 2011

Blaxploitation, cinema tcheco, peça sobre judias que emigraram para o Brasil durante a guerra e muito mais no CCBB Rio

Imagem para ilustração
Destaques da programação do CCBB Rio: Do Cinema do Blaxploitation e do Cinema Tcheco passando  por um painel surpreendente de afinidades musicais entre Brasil e Argentina ao espetáculo As Polacas que relembra histórias de vida de jovens judias que abandonaram o Leste Europeu durante a 2ª Guerra Mundial e imigraram para o Brasil  e Filha, mãe, avó e puta  que conta a história de uma mulher que luta pelo direito das prostitutas.










CINEMA

A Tela Negra: O Cinema do Blaxploitation - 01 a 13 de novembro

A seleção traz títulos criados por artistas afro-americanos durante a década de 1970, período de inúmeras  conquistas do movimento dos direitos civis e a força política do partido dos Panteras Negras. São quinze filmes, quase todos em película, entre eles Sweet Sweetback´s Baadasssss Song, Shaft, Cleópatra Jones e Foxy Brown.

Mostra de Cinema Tcheco - 01 a 13 de novembro
A mostra reúne obras clássicas de Miloš Forman e Jiří Menzel, além de sucessos posteriores, como Kolya, de Jan Svěrák e documentários e ficções dirigidos por jovens cineastas premiados, como Jan Hřebejk, Marek Najbrt, Radim Špaček ou Helena Třeštková. 



TEATRO
VI Mostra Estudantil de Teatro – 26 de outubro a 07 de novembro
Com o objetivo de fomentar a produção teatral de novos artistas, a  sexta edição da mostra reúne peças de Jean Genet, Shakespeare, Bertolt Brecht, Sófocles, na visão das escolas Casa das Artes de Laranjeiras, Martins Pena, UniRio, UniverCidade, Tania de Moraes, Nós do Morro, Eduardo Cabus, Casa de Cultura Laura Alvim, Tablado e Leonardo Alves.
 Única apresentação de cada espetáculo às 19h30



Saiba + no link abaixo



Em Cartaz
EXPOSIÇÃO
Índia - até 29 de janeiro de 2012
A partir de 400 peças o público é convidado a  mergulhar numa viagem pelos últimos dois mil e duzentos anos de história deste País. São obras pertencentes ao Museu de Arte Asiática de Berlim (Alemanha), ao Museu Rietberg de Zurique (Suíça), ao Museu Nacional de Etnologia de Leiden (Holanda) e a coleções particulares, além de fotografias antigas, itens de arte popular e cedidos por artistas e instituições privadas na Índia. 


MÚSICA
MP, A e B – até  22 de novembro
A
 série traça um painel surpreendente de afinidades musicais entre Brasil e Argentina, que têm raízes culturais próximas.
25 de outubro  – Aca Seca / Sergio Santos
Hungaria! As Múltiplas Faces de Franz Liszt   - Terças – 12h30 e 19h
Em comemoração aos 200 anos do nascimento do compositor húngaro Franz Liszt, o projeto abrange aspectos marcantes da obra do pianista e compositor.
01 de novembro - O Abade - Marco Aurélio Lischt e Homero Velho.

TEATRO
As Polacas 
O espetáculo relembra histórias de vida de jovens judias que abandonaram o Leste Europeu durante a 2ª Guerra Mundial e imigraram para o Brasil em busca de melhores condições de vida. Com a direção de João das Neves, a peça traz no elenco Ivone Hoffmann, Gillray Coutinho, Alexandre Akerman, Carla Soares, Ilea Ferraz, Leonardo Miranda, Lígia Tourinho, Luciana Mitkiewicz, Marina Elias e Wilson Rabelo. 

Quarta a domingo – 19h30
Filha, mãe, avó e puta - Até 30 de outubro
Adaptação do livro homônimo de Gabriela Leite, baseado em uma história real, narrando as aventuras, desventuras e experiências de uma mulher decidida e sua luta pelos direitos das prostitutas. Direção: Guilherme Leme. Elenco: Alexia Dechamps. Participação de Louri Santos.
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66
Centro – Rio de Janeiro - RJ
CEP 20010-000
www.bb.com.br/cultura
twitter.com/ccbb_rj
facebook.com/ccbb.rj

___________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário