28 de outubro de 2011

Móveis Dell Anno compõem ambientes da Mostra Casa&Cia


Marca está presente em quatro ambientes com destaque para a linha de acabamentos Duo Chamalote, criada pelo estilista Reinaldo Lourenço.

.
Cozinha inspirada no filme Comer, Rezar e Amar
 O Bistrô, assinado pela arquiteta Lívia Bortoncello, explora um amplo espaço com vista para o rio. Em destaque na mostra, o Home Cinema, projeto de Letícia Sá e Joana Feijó, cria um ambiente para toda a família, unindo uma sala de projeções a uma cozinha gourmet, com área recreativa para crianças. O Estar Íntimo, da arquiteta Carol Silveira, e a Cozinha Funcional e Lavanderia, de Maira Maciel, apresentam o destaque da Dell Anno, que é a linha de acabamentos Duo Chamalote, criada com exclusividade pelo estilista Reinaldo Lourenço para a marca. Foi inspirada no tecido de mesmo nome, muito utilizado na alta costura das cortes do século XVII, principalmente na França, Itália e Espanha. Os desenhos foram concebidos a partir das infinitas texturas do tecido furta-cor, em que a posição do fio produz um efeito ondulado. O resultado foram duas estampas de diferentes tonalidades: o Chamalote Clair, que explora o conceito Claro do Dia, em tons de off-white, e o Chamalote Noir, que remete ao conceito Escuro da Noite, em tons de Warm Gray.



Saiba mais detalhes sobre os ambientes da Dell Anno na Casa & Cia 2011:
  
Cozinha Funcional e Lavanderia - Por Maira e José Pedro Maciel
A cozinha integrada à lavanderia possui 25 metros quadrados e foi inspirada no filme Comer, Rezar e Amar, estrelado por Julia Roberts. Nele, uma jornalista nova-iorquina, Liz, se propõe a viajar durante um ano e a viver cada uma das experiências em diferentes destinos. É na Itália que a personagem se entrega aos prazeres da gastronomia, ideia explorada pela arquiteta para a composição do ambiente. “O objetivo é traduzir no espaço a transição entre a atmosfera cosmopolita e moderna da Big Apple e o cenário histórico e rústico da capital italiana. No filme, Liz associa o ato de comer ao bem-estar, e é exatamente essa a sensação que o ambiente quer passar”, afirma a arquiteta Maira Maciel, que assina o projeto juntamente com José Pedro Maciel.
Na cozinha, o mobiliário mescla dois acabamentos: o madeirado Carménère, em tons de marrom e cinza, e o Chamalote Noir, criação do estilista Reinaldo Lourenço para a Dell Anno. As portas e frentes são em vidro, em tonalidade escura. Objetos como um armário antigo e uma cadeirinha para bebê na bancada conferem um charme especial à peça remetendo a um cenário italiano.
 Na cozinha, os acessórios garantem a funcionalidade e a praticidade. O organizador de talheres Origin, usinado em madeira liptus certificada, acomoda em uma única gaveta os utensílios mais utilizados no dia a dia, sem abrir mão do design. Já o organizador Orgawing permite armazenar objetos grandes no interior do gavetão e os pequenos em abas laterais que surgem na abertura dos compartimentos.
Na lavanderia, os móveis utilizam o acabamento Chamalote Noir. As portas e frentes são em vidro, com destaque para a porta deslizante do móvel aéreo, que possui uma televisão acoplada ao centro. Os gaveteiros utilizam organizadores da linha Innotech que se adaptam às necessidades do dia a dia. 
Os ambientes foram projetados pensando em facilitar a rotina familiar, sem deixar de lado a elegância. 

Home Cinema – Por Letícia Sá Arquitetos
A ideia central das arquitetas Letícia Sá e Joana Feijó foi criar um projeto de cinema profissional dentro de casa. “Busquei o conceito mais moderno do mercado, que conecta gastronomia e cinema em um só local, para reunir toda a família”, explica Letícia. Os adultos podem usufruir do ambiente que dispõe de 16 lugares para projeção de filmes em 2D e 3D e é integrado à Cozinha Gourmet por um bar. Os adolescentes possuem um espaço só seu para estarem com os amigos, enquanto os pequenos desfrutam de uma brinquedoteca, também com cineminha.  
Os móveis da Dell Anno que compõem a Cozinha Gourmet apresentam o padrão Canvas, cujo desenho remete aos fios de algodão rústico, imitando um tecido de tela. As tramas do revestimento ganharam cintilantes de cinza e preto para dar charme aos detalhes dos móveis que têm frentes em vidro no perfil de alumínio Concept side. Os gaveteiros Innotech permitem um fechamento leve e silencioso devido ao sistema de amortecimento das corrediças, além de acomodar o organizador de talheres Origin.
A concepção do espaço de 136 metros quadrados teve como referência o filme A Origem, sucesso protagonizado por Leonardo DiCaprio nos cinemas em 2010. “A criação dos cenários do subconsciente que se passam no filme são todos gerados por arquitetos. A Origem é inspirado na ideia de que os arquitetos materializam os sonhos, o que na verdade fazemos no nosso dia a dia”, explica Letícia. O conceito contemporâneo do cinema com espaço gourmet também foi definitivo para a escolha do filme.

Estar Íntimo – Por Carol Silveira
O espaço assinado pela arquiteta Carol Silveira buscou inspiração no filme O Diabo Veste Prada e usou a cidade de Nova York como conceito para compor o ambiente. A Big Apple é o cenário da história, que gira em torno da badalada editora da revista de moda Runway Magazine, Miranda Prestly, vivida por Meryl Streep, e da aspirante a assistente Andy Sachs, papel de Anne Hathaway.

É a atmosfera cosmopolita e a modernidade da metrópole norte-americana que compõem o conceito do Estar Íntímo. O branco foi utilizado com predominância no ambiente. Aparece em diferentes tons e texturas no mobiliário, nos tecidos e nos detalhes. Uma das paredes ganhou como revestimento a imagem de uma paisagem de Nova York, estilizada em tons de grafite e branco. E os móveis da Dell Anno que projetam o espaço são todos compostos em tons de off-white.
Buscando sofisticação e modernidade, Carol utilizou no mobiliário padrões de destaque na coleção 2011-2012 da Dell Anno. A lacca Color Shine One, de tonalidade cinza claro, foi utilizada no tamponamento do módulo inferior, que abriga três gavetões com frentes em Chamalote Clair, acabamento criado pelo estilista Reinaldo Lourenço exclusivamente para a marca. A mesma estampa foi usada também nas caixas dos outros módulos, que ganharam frentes em vidro branco leitoso. No centro, uma porta deslizante de vidro funciona como painel para a televisão e esconde a parte interna do móvel. Os nichos na parte superior receberam iluminação com fitas de LED e servem para acomodar livros, CDs, DVDs e objetos de decoração. Segundo Carol, o estilo do ambiente é um clássico-contemporâneo. “O Estar Íntimo possui toques bem modernos em contraste com materiais nobres e cores neutras”, explica. 

Bistrô – Por Lívia Bortoncello
O Bistrô que leva a assinatura da arquiteta Lívia Bortoncello tem um destaque especial dentro da mostra. Ele permanecerá após o evento, fazendo parte do cenário do condomínio Las Rocas como salão de festas. Neste caso, a inspiração foge às telas do cinema e é encontrada na própria paisagem. “A arquitetura limpa da edificação, com muitos vidros, causa a impressão de que o rio está dentro do espaço”, explica Lívia. 
O projeto total, de 23 metros quadrados, integra também um bar com churrasqueira e um ambiente de estar, criando uma atmosfera que mescla aconchego e descontração. Os móveis são revestidos com linho liso e estampado em tom de verde água, cor que predomina em todo o ambiente. Biombos feitos de palha separam, sem bloquear, a sala de estar do bar. Composto com móveis Dell Anno no acabamento Linosa Bianco, que contempla leves veios e nuances claras do off-white, o bar reúne elegância e funcionalidade. Ali são servidos drinks e petiscos para aqueles que estiverem esperando sua mesa no bistrô.
Entre os detalhes e acessórios em destaque da marca estão as frentes chanfradas apresentadas nos gaveteiros Innotech, que internamente possuem os organizadores de pratos e talheres das linhas Orgawing e Origin. 
Além da iluminação natural, foram exploradas sancas de luz indiretas e trilhos dentro de rasgos no teto, que permitem movimentar a luz, caso haja alteração na disposição das mesas. Fotos da artista Roberta Borges, em uma série que retrata o mar em forma de tela, decoram o bistrô e reforçam a inspiração da arquiteta na paisagem do lugar.
Um deck na área externa expande a área do bistrô para dentro do jardim, criando um espaço ideal para desfrutar da gastronomia em meio à natureza. O projeto de paisagismo, com tramas de bambu, confere um charme especial.

________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário