13 de outubro de 2011

Pianista curitibana Martina Graf e a violinista alemã Annette Seyfried apresentam-se juntas pela primeira vez no Brasil


Duo Violino e Piano se apresenta na Capela Santa Maria. Concertos dias 26 e 27 de outubro destacam obras de Mozart, Henrique de Curitiba e  Pablo de Sarasate. 

 “Poder assistir um trabalho em duo com a violinista alemã Annette Seyfried é um privilégio para o público desta cidade”,   Martina Graf.

 A pianista curitibana Martina Graf e a violinista alemã Annette Seyfried apresentam-se juntas pela primeira vez no Brasil nos dias 26 e 27 de outubro, às 20h, na Capela Santa Maria. O programa do concerto será pautado em obras de Mozart, Henrique de Curitiba, Pablo de Sarasate e César Franck.
Para Martina Graf, tocar em sua cidade natal é um prazer e algo que a honra muito. “Poder assistir um trabalho em duo com a violinista alemã Annette Seyfried é um privilégio para o público desta cidade”, comemora Martina, que no final da década de 80 alçou vôo para Alemanha, país que a recebeu inicialmente como uma jovem bolsista do DAAD – Intercâmbio Acadêmico Brasil-Alemanha-, para sua especialização em Música de Câmera e Liedbegleitung (Acompanhamento de Lied – canção alemã), na cidade Frankfurt.
 Martina desenvolveu sua carreira ao longo desses anos, tocando, ministrando, gravando e participando de concursos. Trabalhou com o grupo Windsbacher Knabenchor, com o qual gravou um CD e obteve na França o prêmio da crítica Diapason d’Or. Atualmente toca em concertos por toda a Europa, em várias formações musicais. Com o Trio Trois Femmes gravou o CD Frauenkompositionen (somente de compositoras) em 2004.
 Annette Seyfried é docente de violino na Academia Jovem de Cordas Mainz, a qual fundou e dirige há 12 anos com muito sucesso. Apresenta-se regularmente com a Orquestra de Câmera de Mainz como solista e spalla da mesma. Em seu currículo, destaca-se também a participação como integrante da Orquestra Filarmônica Jovem Alemã e da Orquestra Sinfônica de Duisburg / Ópera Alemã ao Reno participando de várias turnês internacionais com estas orquestras em apresentações no Carnegie Hall, Boston Syymphonie Hall, Elisabeth Hall, Londres. 
PROGRAMA
 O programa do concerto se destaca pela alta exigência técnica e coloca a obra do paranaense Henrique de Curitiba em meio a um repertório de clássicos para esta formação. Mozart foi o primeiro clássico a colocar num alto nível as sonatas para violino e piano. Do ambiente da Sonata as artistas passam para o mundo virtuosístico dos ciganos, tão bem retratado pelo compositor espanhol Pablo Sarasate. Encerra o programa com a Sonata para violino e piano de César Franck, composta em 1886, uma obra-prima da escola franco-belga.

Confira a programação completa:

Mozart: Sonata para violino e piano em Si bemol maior IK 317
 Allegro moderato
Andantino sostenuto e cantabile
Rondó-Allegro

Henrique de Curitiba: Sonata 87
 Allegretto batuque
Lento e cantabile-de toada
 Vivace de xaxado
  
Pablo de Sarasate:
Arias Ciganas (Zigeunerweisen) op.30

C. Franck: Sonata em Lá Maior
Allegreto bem moderato
Allegro
Recitativo – Fantasia

Allegretto poco mosso
  
SERVIÇO
Duo Violino e Piano – Annette Seyfried e Martina Graf
Local: Capela Santa Maria
Dias 26 e 27 de outubro
Horário: 20 horas
Ingressos: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia entrada)
Vendas: Capela Santa Maria – Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro, Curitiba.
Informações: (41) 9629-0837
 
____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário