27 de fevereiro de 2012

Para quem gosta de Bolero, com certeza vai curtir a história desta música

Maurice Ravel
Vi na TV Cultura e adorei conhecer mais sobre a música de Ravel. Vencedor do Melhor Documentário de Criação Musical do Prêmio SACEM. Recomendo. Entre outras curiosidades - que eu não sabia - a música foi uma encomenda de Rubinstein para um balé espanhol.   Bolero, uma Paixão - Clássicos - cmais+ O portal de conteúdo da Cultura'via Blog this'
"Dizem que o argumento de Boléro é uma cena de sedução, a dança de uma bela andaluz procurando seduzir um toureiro. Este aspecto "erótico" certamente contribuiu para a notoriedade da obra".

Documentaire de Michel Follin
Auteurs : Christian Labrande et Michel Follin
Coproduction : ARTE France, 13 Production (2007, 1h)
(RD du 28 janvier 2008)

“Desejo veementemente que não haja nenhum malentendido a respeito dessa obra.../... Os temas, no conjunto, são impessoais.../... a escrita orquestral é simples e direta o tempo todo, sem a menor tentativa de virtuosismo../... Fiz exatamente o que queria e o público pode aceitar ou rejeitar”. Essa declaração acima é de Ravel e data de 1931.

Bolero, uma Paixão
Clássicos apresenta o documentário “Bolero, uma Paixão” produzido em 2007 pela Arte France. Em 2008, ganhou o Prêmio SACEM de Melhor Documentário de Criação Musical.
O filme procura investigar o mistério do Bolero, obra de Maurice Ravel (1875-1937). Como uma obra aparentemente tão simples pode se tornar o maior sucesso do repertório clássico, cantarolada por leigos, mas também admirada por músicos exigentes?
Qual é o segredo dessa universalidade e do fascínio que o Bolero exerce sobre cineastas, coreógrafos tão diferentes como Maurice Béjart, Odile Duboc, ou sobre personalidades tão diferentes como Claude Lévy-Strauss, Jean Echenoz, Kurt Masur ou as irmãs Labèque? Considerada exasperante ou envolvente, tédio musical ou golpe de gênio, interpretada nos quatro cantos do planeta nos arranjos mais diversos, a obra mais interpretada de todo o repertório clássico até então nunca havia sido tema de um filme.



Nenhum comentário:

Postar um comentário