4 de abril de 2012

“Ovos Fabergé – A Páscoa dos Czares” em exposição no Shopping Mueller, em Curitiba


Ovos Fabergé  são considerados verdadeiras obras de arte da joalheria universal e até hoje disputados por colecionadores em todo o mundo.
Registros históricos mostram que em 1885, numa comemoração à Páscoa, o czar Alexandre III pediu ao joalheiro Peter Carl Fabergé que criasse uma joia em forma de ovo para presentear sua esposa, a czariana Maria Feodorovna. Nesta época, o joalheiro não tinha ideia de que suas criações se tornariam verdadeiras obras de arte anos depois. O resultado da primeira obra fez tanto sucesso que os ovos passaram a ser encomendados e oferecidos na Páscoa pelos membros da família imperial russa. Surgiam assim os ovos Fabergé, considerados verdadeiras obras de arte da joalheria universal e até hoje disputados por colecionadores em todo o mundo.


Imagens ilustrativas do tudojoia.blog.br
Inspirado neste universo, o Shopping Mueller resolveu montar a exposição “Ovos Fabergé – A Páscoa dos Czares”  inaugurada na  terça-feira (dia 3/04).  A mostra marca a Páscoa do shopping. “A ideia é resgatar um pouco da história e mostrar para as pessoas o legado cultural que Peter Carl Fabergé nos deixou. É parte do nosso compromisso oferecer informação de qualidade e trazer a cultura em suas mais diversas formas ao nosso público”, explica Patrícia Gonçalves, gerente de marketing do Shopping Mueller.
Nos painéis expostos, será possível conhecer um pouco mais a trajetória dessas peças. As imagens contarão, por exemplo, como os ovos eram feitos, as pedras preciosas utilizadas e até as surpresas encontradas no interior de cada um. Além disso, a exposição mostrará em detalhes como o joalheiro criou as mais de 50 obras, qual era a sua inspiração e quais as homenagens que ele prestava. A exposição ficará no Piso Cinemas, do Mueller, até o dia 23 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário