29 de maio de 2012

Tecnologia e sustentabilidade na sala da lareira da Casa Cor 2012


Suzane Simon busca inspiração na transparência e na leveza do vidro para criar seu ambiente

Sala da Lareira em fotos de Gerson Lima

 A arquiteta Suzane Simon estudou as tendências da moda pesquisando texturas, cores e tecidos para compor a Sala da Lareira, nome do seu ambiente na Casa Cor Paraná 2012. A inspiração do projeto, uma lareira suspensa em vidro, permite um clima lúdico, em que confere transparência, leveza e tecnologia.


O fogo da lareira a álcool caminha pela caixa de vidro, parecendo flutuar. Um espelho ao fundo multiplica esse efeito, que dá ao ambiente um toque de magia.


Na decoração, a poltrona Arad faz uma releitura do mobiliário retrô.  Texturas naturais como madeira, couro, linho e seda aparecem no ambiente vestindo paredes e revestindo o mobiliário, trazendo sofisticação. A automação dá o tom, na luz, no som e imagem, deixando o ambiente único.

Para embutir a televisão, um painel italiano da Dolomitti em vidro cor Blu, conceitua a TV como obra de arte. As cores vibrantes no painel e no tapete em listras contrastam com os tons neutros e naturais do ambiente, trazendo para a Casa Cor Paraná 2012  um projeto arrojado, aconchegante e surpreendente.

Sustentabilidade
A preocupação sustentável norteou todo o projeto. “Nos preocupamos com uma obra limpa, com mínimo de geração de resíduos, passamos toda a tubulação por trás de painéis de madeira, evitando quebras de obra . Os painéis serão removidos após a mostra e reutilizados  para outro fim”, explica Suzane. Além disso, foi utilizado o piso original da casa e não houve interferência nas paredes originais.

A lareira do ambiente é a álcool resultando em um aquecimento limpo.  Os tecidos utilizados para mobiliário e cortina  são naturais, tendo menor impacto ambiental na sua fabricação.  A madeira natural amendoim, da Indus Parquet, possui certificado desde 2001 do FSC (Forest Stewardship Council), pois utiliza florestas manejadas, se preocupando com a preservação da natureza.

Utilizou-se peças de design originais, como a Tolomeu, acreditando que o uso de peças confeccionadas sem autorização do designer é também um ato contra a sustentabilidade. “Fazer parceria com empresas sustentáveis, onde esse conceito aparece desde a forma de fabricação, nos resíduos gerados, na forma de transporte e nas condições humanas das pessoas que trabalham para a fabricação é para mim o mais importante”, destaca Suzane.


Sobre Suzane Simon
Formada em Arquitetura e Urbanismo em 1999 pela PUC-PR. Trabalhou nos Estados Unidos, na Auerbach Southwest Ltda, com arquitetura residencial, no início dos anos 2000 e após retornar, montou a empresa Suzane Simon Arquitetura e Interiores. Atua há 10 anos no mercado de Curitiba, com obras residenciais, comerciais e na área de saúde, tanto em projetos arquitetônicos como de interiores. Em seu currículo aparecem inúmeras casa de alto padrão em condomínios fechados, bem como clínicas, escritórios e o Day Hospital. Preza em seus projetos o comprometimento com o cliente e a capacidade de  surpreender, aliando a função ao design.

FORNECEDORES:
Vidraçaria Bley – lareira / vidros e espelhos
Artefire – lareira á álcool
Artefacto – mobiliário geral
Ton Sur Tom – mobiliário
Formaplas – mobiliário sob medida e painel dolomitti
Interpam – iluminação
Originalle – tapete em listras
Goya – tecido para cortina
Madalena – confecção cortina
Euro Áudio – Automação
Indus Parquet – painéis de madeira
Marcenaria – Le Arte Móveis

SERVIÇO

19ª CASA COR PARANÁ
Endereço: Al. Dr. Carlos de Carvalho, 389 – Eixo Centro-Batel, em Curitiba.
Visitação: De 1º de junho a 11de julho de 2012. De terça à sábado, das 13h às 21h. Domingos e feriados, das 11h às 19h.
 SUZANE SIMON ARQUITETURA E INTERIORES
Endereço: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 373 sala 204. 
Telefone: (41) 3323-7793


Nenhum comentário:

Postar um comentário