27 de julho de 2012

Maestro Sílvio Viegas rege a Orquestra Sinfônica do Paraná




O palco do Guairão recebe neste domingo (29), às 10h30, o maestro convidado Sílvio Viegas, o pianista Sérgio Monteiro e a violinista Gabriela Queiroz para um concerto com a Orquestra Sinfônica do Paraná. O repertório inclui obras de Claude Debussy, Felix Mendelssohn e Maurice Ravel.

Sílvio Viegas já esteve à frente das Orquestras Sinfônica Brasileira, Petrobras Sinfônica, Sinfônica de Minas Gerais, Filarmônica do Espírito Santo, Sinfônica de Burgas (Bulgária), Sinfônica do Festival de Szeged (Hungria), Orquestra do Algarve (Portugal), Coro e Orquestra Sinfônica del Sodre (Uruguay), entre outras. Atualmente, é diretor artístico interino da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro e maestro titular da Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro. Viegas tem também uma ligação estreita com a dança, já dirigiu os balés Giselle, Coppelia, O Quebra-Nozes e Carmen.

O pianista Sérgio Monteiro é clamado pela crítica especializada como uma das mais gratas revelações da música brasileira nos últimos 20 anos. Acumula colocações significantes em diversos concursos nacionais, internacionais e apresentações em grandes salas de concerto em Berlin, Washington, Buenos Aires e outras. Gabriela Queiroz, violinista, também é destaque no cenário musical. Venceu inúmeros concursos, entre eles, o Concurso Jovens Instrumentistas, em Piracicaba (SP); o Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia; e o Concurso Furnas Geração Musical (RJ).

Repertório – O concerto começa com o poema sinfônico Prélude à l'après-midi d'un faune (Prelúdio à tarde de um fauno), do compositor francês Claude Achille Debussy, escrito entre 1892 e 1894, com base na obra de mesmo nome do escritor Stéphane Mallarmé (Étienne Mallarmé). 

Em seguida será apresentado O Concerto em Re menor para piano e violino e orquestra de cordas, do compositor alemão Felix Mendelssohn. A obra foi escrita em 1823, quando ele tinha 14 anos. Na época, a ideia de fazer um concerto para piano, violino e orquestra era pouco usual. A combinação de dois instrumentos com características tão diferentes coloca grandes desafios à composição.

A terceira e última parte do concerto apresenta a composição Ma Mére L'Oye (Mamãe gansa), do francês Maurice Ravel. São cinco pequenas peças dedicadas a crianças e inspirad
OSPa em contos de fada de Charles Perroult e da condessa d' Aulnoy.

Serviço
Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná
Regência: Sílvio Viegas
Solistas: Sérgio Monteiro (piano) e Gabriela Queiroz (violino)
Classificação: 7 anos

29 de julho (domingo), às 10h30
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão (Rua Conselheiro Laurindo, s/nº – Curitiba, Centro)
Ingressos: R$10. Meia-entrada conforme previsto em lei e 50% de desconto não cumulativo para associados do Cartão Teatro Guaíra. 
Ensaios: terão inicio nesta terça-feira (24) das 9 às 12 horas, no Guairão.

Informações: (41) 3304 7982 | www.facebook.com/TeatroGuaira

Fonte: CCTG

Nenhum comentário:

Postar um comentário