27 de julho de 2012

Sandy, Maria Bethânea, Marília Pera, Antony Gormley, Elis Regina, Roberto Farias e Augusto Boal no CCBB Rio em agosto

Foto http://www.zcastel.com.br/

A programação de agosto do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro traz duas novas exposições, mostras de cinema, espetaculo de teatro e muito mais.






Corpos Presentes – Still Being é a exposição que reúne no CCBB Rio, obras, maquetes, gravuras, fotos e vídeos em um panorama da carreira do escultor inglês Antony Gormley. A instalação Event Horizon reunirá ao ar livre, no centro da cidade, figuras modeladas em tamanho real, a partir do corpo do artista. 

Há três décadas, o Brasil perdia uma das maiores cantoras de MPB: Elis Regina. Em homenagem à diva, a exposição multimídia Viva Elis aborda diferentes fases de sua vida e carreira por meio de projeções, videoclipes, documentários, especiais de televisão, réplicas de vestidos e reproduções de artigos de jornais e revistas da época. 

A mostra Os Múltiplos Lugares de Roberto Farias presta homenagem aos 80 anos do cineasta e reúne produções que vão desde a chanchada ao Cinema Novo, da gestação da Embrafilme aos diálogos com a televisão, chegando até o período da retomada e os dias de hoje, espelhando sua versatilidade e autoridade na definição dos limites e possibilidades.

A literatura é o tema da mostra de cinema Antologia Visual da Argentina. Filmes clássicos, documentários sobre escritores em um recorte sobre o cinema contemporâneo.

O Circuito Cultural Banco do Brasil traz dois encontros em um bate-papo com o público de duas diferentes cantoras: Maria Bethânea e Sandy. No dia 1° de agosto Sandy fala sobre o início da carreira em dupla com o irmão, a carreira solo e os prós e contras de amadurecer em público. E no dia 2 de agosto, Maria Bethânia conversa com o jornalista Zuza Homem de Mello sobre sua formação musical, artistas que influenciaram sua carreira, sua relação com as canções, com o irmão Caetano Veloso e com Chico Buarque.

A atriz Marília Pera abre a série Nelson 100 anos, em uma homenagem ao homem, dramaturgo de teatro, cinema, televisão, literatura e jornal. Suas musas, suas frases e suas ideias serão relembrados e discutidos na celebração do seu centenário, em encontros mensais. 

Arena Conta Zumbi é o espetáculo que recorda o musical montado em 1965 e que se tornou um marco da trajetória do Teatro de Arena. De autoria de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri, com músicas de Edu Lobo, o texto retrata a luta dos quilombolas de Palmares e sua resistência à opressão portuguesa. Com direção de João das Neves, o elenco traz Benjamim Abras, Rodrigo Jerônimo, Alysson Salvador, Rodrigo Almeida, Evandro Nunes, Ricardo Campos, Kátia Aracelle, Josi Lopes, Carla Gomes e Júnia Bertolino.

As séries musicais no Teatro II reúnem Toninho Horta e Kristoff Silva em Novas Esquinas, Quarteto Tau em Brasil A 4, Leila Pinheiro e Eliakin Rufino em Amazônia Convida,  Arthur Maia em Aquele Cara lá do Baixo e Toni Garrido em BR6 Convida.

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66
Centro – Rio de Janeiro - RJ
CEP 20010-000
www.bb.com.br/cultura
twitter.com/ccbb_rj
http://facebook.com/CCBB.RJ

Aberto para o público de terça a domingo, das 09h às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário