5 de novembro de 2012

De cinema impressionista passando por Renata Sorrah e Lucélia Santos a Rimbaud no CCBB Rio


Cinema Impressionista, Aderbal Freire Filho, Marco Antônio Braz,  Lucélia Santos, Arthur Rimbaud, Renata Sorrah, Moraes Moreira e Otto estão no CCBB Rio em novembro


O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro traz em novembro, a mostra Histórias do Impressionismo no Cinema, com documentários e filmes de ficção que dialogam com a exposição Impressionismo: paris e a modernidade. Além de apreciar obras de artistas consagrados como Monet, Van Gogh, Manet e Renoir (obra ao lado), entre as 85 peças do acervo do Museu d’Orsay, o público tem a chance de se interar ainda mais do movimento e se diertir no cinema.
 
O estudioso Ivo Barroso tem um encontro marcado com os amantes da literatura em um encotro sobre a obra de Arthur Rimbaud, poeta francês que deixou a literatura aos vinte anos para se tornar comerciante na África.
Sala A Contemporânea recebe obras inéditas de Daniel Acosta e Daniel Murgel. Especialmente para o espaço, os artistas criaram uma obra conjunta e inédita.

Renata Sorrah e Cia Brasileira de Teatro estão juntos no espetáculo Esta Criança de autoria do dramaturgo francês Joël Pommerat. A primeira montagem no Brasil do consagrado autor europeu ganha vida na direção de Márcio Abreu e trata das relações familiares, conflitos, medos e desencontros.
 
A Mostra Estudantil de Teatro chega a sua sétima edição e apresenta espetáculos de reconhecidas escolas de formação de atores do Rio de Janeiro como Casa da Artes de Laranjeiras, UniRio, UniverCidade, Martins Penna, Nós do Morro, Tablado, Leonardo Alves, Eduardo Cabus, Tânia de Moraes e SATED.
 
Festival Panorama 2012 traz ao CCBB Rio a performance de Clarice Lima, Árvores.  Maior evento do gênero no Brasil, o festival, em 20 anos, já apresentou mais de 300 artistas do Brasil e do mundo e é considerada a maior vitrine das artes cênicas experimentais e de vanguarda no Rio.
 
A última edição da série Sarau de Ideias - Da Semana de 22 ao Mangue Beat traz Moraes Moreira e Otto. Articulando centro e periferia, cultura pop, ritmos locais e rock and roll, o mangue beat foi uma das principais manifestações artísticas dos anos 1990.
 
Aderbal Freire Filho, Marco Antônio Braz e Lucélia Santos (foto acima) estão juntos no último encontro da série Nelson 100 anos e encerram a homenagem ao genial Nelson Rodrigues.
 
As séries musicais no Teatro II reúnem Lô Borges e Léo Minax em Novas Esquinas, Quinta Essentia em Brasil A 4, Leila Pinheiro e Vital Lima  em Amazônia Convida, Jorge Helder em Aquele Cara lá do Baixo e Francis Hime em BR6 Convida.


Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66
Centro – Rio de Janeiro - RJ
CEP 20010-000
www.bb.com.br/cultura
twitter.com/ccbb_rj

Nenhum comentário:

Postar um comentário