21 de novembro de 2012

INOVAÇÃO: O melhor do Design Brasileiro ganha espaço no Museu Oscar Niemeyer


A Mostra IDEA Brasil, que abre nesta quinta-feira (22) , é promovida pelo Senai e a Objeto Brasil e marca os dez anos do MON, em Curitiba.
Projeto DEsign Seguro - Cadeira Orvalho (Divulgação)

  
O Senai e a Associação Objeto Brasil abrem no dia 22 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer (MON), a “Mostra IDEA Brasil – O Melhor do Design Brasileiro 2012”.  Serão expostos 150 trabalhos de design, dos quais 110 projetos de todo o País, vencedores do Prêmio IDEA em 2012. Entre eles, 13 projetos paranaenses, sendo três desenvolvidos pelo Senai, em parceria com as indústrias Movelaria Paranista, de Almirante Tamandaré, e a Casulo Feliz, de Maringá.
Sarja Sedapet desenvolvido pelo Senai em Maringá com a empresa Casulo Feliz (Foto: Ana Paula Ribeiro)
A Mostra IDEA Brasil marca a comemoração dos 10 anos do Museu Oscar Niemeyer (MON). Por isso, além dos projetos premiados neste ano, estarão expostos, também, os 40 projetos paranaenses premiados desde a primeira edição da Mostra, em 2008. Até este ano, o Paraná já conquistou 53 medalhas, sendo cinco de ouro, 20 de prata e 28 de bronze.
A abertura oficial da Mostra será no dia 30 de novembro e a exposição permanece até 3 de março de 2013.  A versão brasileira do prêmio americano IDEA Awards - promovido há mais de 30 anos pelo IDSA – Industrial Designers Society of America -, tem como objetivo valorizar as indústrias e as marcas para desenvolver o mercado de cada região, além de estimular a inovação e o design local.
A exposição dos trabalhos no Paraná deverá despertar, ainda mais, o interesse das empresas do Estado para o design. O prêmio é o reconhecimento para as empresas que já apostam no design como diferencial competitivo. Porém, o maior objetivo é gerar sinergia entre o design e a produção industrial, esforço que o Senai + Design tem feito para que as empresas paranaenses percebam o potencial de desenvolvimento econômico que o design pode trazer. 
“O reconhecimento dos trabalhos vem ao encontro da estratégia do Senai de trabalhar o design de uma forma democrática e como ferramenta estratégica nas práticas de gestão e criação das empresas, e que resultem em diferencial competitivo e sustentável”, destaca o diretor regional do Senai no Paraná, Marco Secco.
Design paranaense - O Paraná teve posição de destaque em todas as edições do prêmio. Por conta disso, o Estado é um dos únicos a receber a exposição itinerante com os projetos premiados de todas as edições.
Em 2012, dos 13 projetos do Paraná que foram premiados, cinco conquistaram a medalha de prata e oito a de bronze. Um deles é Sarja Sedapet, desenvolvido pelo Senai Centro de Tecnologia de Maringá(CTM) e a empresa Casulo Feliz.
O maior diferencial foi a criação de um tecido que agrega a seda natural, o algodão e fios de PET reciclado. A confecção com esse tecido faz com que as fibras da seda fiquem em maior contato com o usuário e proporcionem conforto. Além do design diferenciado, o projeto é sustentável, uma vez que reaproveita garrafas PET descartadas no meio ambiente.
O Senai+Design, área de negócios da entidade, que oferta serviços de design para a indústria, foi parceiro da Movelaria Paranista, de Almirante Tamandaré, no desenvolvimento dos projetos “Design Seguro” e a “Cadeira Orvalho”, que além de serem premiados no IDEA Brasil 2012, foram, também, finalistas no prêmio IDEA Internacional.
O projeto Design Seguro, premiado na categoria Estratégia de Design, envolveu a mudança do ambiente da Movelaria Paranista, sua linha de produção, o redesenho da marca, do site e do catálogo de produtos, tudo com a temática da segurança.
Um dos produtos desta nova linha é a Cadeira Orvalho, premiada na categoria Ambiente – espaços corporativos. O projeto da cadeira começou a ser desenvolvido em 2009, após ser contemplado no edital Senai de Inovação. A cadeira possui uma abertura em forma de gota no encosto para acomodar bolsas, com o objetivo de inibir a ação de ladrões em locais públicos como restaurantes, hotéis e outros espaços.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário