20 de março de 2013

Em Fortaleza, acontece o lançamento do catálogo da exposição Oswaldo Goeldi - Soturno Caminhante


O evento será no Espaço Cultural Correios, com  palestra da curadora e sobrinha-neta do artista, Lani Goeldi. 


Os Correios lançam no dia 23 de março, às 10h, o catálogo da exposição Oswaldo Goeldi Soturno Caminhante, com palestra da curadora e sobrinha-neta do artista, Lani Goeldi. Os presentes no evento ganharão um catálogo e participarão do sorteio de ecobags da mostra. A entrada é gratuita.
A exposição Oswaldo Goeldi – Soturno Caminhante, em cartaz até dia 20 de abril de 2013, no Espaço Cultural Correios Fortaleza. Com a intenção de repetir o sucesso da Exposição “Goeldi – O Encantador das Sombras” no Rio de Janeiro.
Pela primeira vez apresentada no Nordeste, a exposição é composta de 46 obras do artista, fotos de Goeldi e de sua família e inclui livros ilustrados pelo artista, publicações raras e dedicadas a muitos escritores com os quais Goeldi trabalhava em suas minuciosas ilustrações. A mostra também apresenta uma pequena réplica do ateliê do artista, composto por seus objetos de trabalho. Tudo isso retratando a vida e obra do grande gravador brasileiro Oswaldo Goeldi.
Este trabalho, apresentado pela curadora e sobrinha-neta do artista, caracteriza-se pela singularidade de sua proposta, unindo a parte artística do trabalho de Oswaldo Goeldi com seu lado humano que poucos pesquisadores, admiradores e estudantes da arte conhecem.
A obra de Oswaldo Goeldi tem grande importância na cultura e na arte contemporânea. A partir de coleções públicas, particulares e do acervo do Projeto Goeldi, a exposição apresenta um artista incompreendido por tantos, adorado por muitos e confidente de poucos.
A exposição Oswaldo Goeldi – Soturno Caminhante tem o patrocínio dos Correios e do Ministério da Cultura, tendo sido um dos projetos aprovados via seleção pública para compor a programação 2012/2013 do Espaço Cultural Correios Fortaleza.
Em nível nacional, os Correios destinaram, por meio de edital público, cerca de R$ 18 milhões para o patrocínio de projetos para a temporada 2012/2013 das suas unidades culturais localizadas no Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Fortaleza, Juiz de Fora e Brasília. Em Fortaleza, estão sendo destinados mais de R$ 1 milhão para patrocínio cultural.

O Projeto
Agregando obras ao acervo da Família Goeldi, instituiu-se o Projeto Goeldi visando dinamizar a vida cotidiana do artista e tornar mais próximo da comunidade o lado íntimo deste gravador tão respeitado pelos intelectuais e tão próximo dos miseráveis e excluídos. É neste conceito que o Projeto Goeldi vem, desde 2007 protagonizando o renascimento da alma desde artista e sua paixão pela gravura.
Ao resgatar sua memória e apresentar sua produção, rica em referências, o público tem acesso a informações inéditas sobre a arte brasileira envolvida no clima mágico que permeava a obra do artista. Além disso, sua intensa atividade na vida artística por vezes serve como cenário imaginário no mundo encantado e onírico de suas maravilhosas obras.
Este trabalho é fruto de uma nova fase da obra de Oswaldo Goeldi. Quando a Família Goeldi une forças com grandes escritores, pesquisadores, estudiosos, colecionadores e admiradores de Goeldi para mostrar ao grande público o lado humano de Goeldi. É importante ressaltar que obras já foram publicadas a seu respeito, e outras exposições póstumas também já foram organizadas. Porém, o cunho desta mostra é o lado sentimental do homem, o lado verdadeiro e sem fachadas, sem máscaras, descortinado através de sua obra e guardado há muitos anos pela família Goeldi.
O Artista
Oswaldo Goeldi nasceu e morreu no Rio de Janeiro, muito embora sua lembrança constante tenha sido o convívio familiar em Belém do Pará, onde viveu sua infância e absorveu a natureza ao redor, o que mais tarde retrataria em suas obras.
Filho de Emilio Goeldi, renomado cientista suiço , teve que escolher entre a arte e sua família. Escolha esta  que lhe deixou marcas profundas retratadas exaustivamente em suas obras. Goeldi tornou-se um solitário por opção, porém suas lembranças o fizeram um mestre da arte na gravura. Contemporâneo de grandes acadêmicos da literatura e das artes, encontrou nesta convivência a inspiração para que a cada dia mais valorizasse o interior dos seres humanos simples e excluídos da sociedade. Embora de vasta cultura herdada dos pais e frequentador das melhores escolas do exterior, gostava de se aproximar dos excluídos da sociedade: bêbados, vagabundos, cães, velhos, prostitutas e pescadores – um vasto material para sua arte, que dentro de seu contexto ambíguo, mereciam o mesmo respeito e dignidade dos intelectuais e poderosos.

Ficha Técnica:
Curadoria: Lani Goeldi
Realização: Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi e Projeto Goeldi
Produção: Cult Arte e Comunicação

Serviço:
Exposição Oswaldo Goeldi - Soturno Caminhante
Local: Espaço Cultural Correios
Endereço: Rua Senador Alencar, 38, Centro  - Fortaleza - CE
Telefone: (85) 3255-7262
Abertura para convidados: 21 de fevereiro de 2013, às 19h
Lançamento do catálogo: 23 de março de 2013, às 10h, com palestra da curadora Lani Goeldi
Visitação: de 21 de fevereiro a 20 de abril de 2013
Horário de visitação: de 08h00 às 17h00, de segunda à sexta-feira, e sábados, das 08h00 às 12h00
Classificação: Livre
Entrada Franca
Acesso para pessoas com deficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário