1 de maio de 2013

3º Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú, CINERAMA.BC


De 30 de abril a 04 de maio, a terceira edição do Festival Internacional terá como foco o cinema alemão, o que o torna parte oficial da comemoração liderada pelo Instituto Goethe, do “Ano da Alemanha no Brasil".



Bianca Byinton em "Noites de Reis"

 Pois é,  temos um festival internacional de Cinema em Balneário Camboriú. Para mim, que desconhecia, é uma ótima notícia.  Começou nesta terça-feira (30)  e a abertura oficial foi  na Praça Tamandaré com a  apresentação ao ar livre do filme  ‘Noites de Reis’ (2012), longa-metragem de Vinícius Reis, com a presença da protagonista, a atriz Bianca Byington, que foi  homenageada juntamente com Lúcio Agra. Muita gente assistiu a sessão de cinema com direito a brisa do mar e barulho das ondas. Foi uma grande " sacada" apresentar ao público uma sessão gratuita. Quem não sabia o que estava acontecendo, se surpreendia ao ver a telona e parava para assistir.
O Festival Internacional de Cinema é a principal janela do CINERAMA.BC onde são exibidos filmes que fazem sua estréia internacional ou nacional. Filmes brasileiros e filmes estrangeiros  participam de uma mostra competitiva. A curadoria busca apresentar "filmes de diretores estreantes ou consolidados que estimulem diferentes tipos de sensibilidade"
Também há uma programação que inclui debates, palestras e oficinas 

Para para participar basta aderir a ação de crossfunding do festival no site http://www.sibite.com.br/Projeto/ProjetoDetalhe.aspx?IdProjeto=222 
DEBATES
Produtores, diretores e elenco  participarão de bate-papo com o público logo após a sessão de seu respectivo filme. Também serão realizados encontros com o(s) homenageado(s) do Festival, logo após as sessões dos filmes.
PALESTRAS
Todo dia  às 20:00 serão realizadas palestras com profissionais de audiovisual. As palestras têm o objetivo de criar espaços para o engajamento e produção de obras cinematográficas em geral e, assim, contribuir para o desenvolvimento do mercado audiovisual. É uma contribuição para a profissionalização e aperfeiçoamento de novos realizadores. A duração prevista é de 45 a 60 minutos. Veja mais no link abaixo:

Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú – CINERAMA.BC


Festival Internacional de Cinema é a principal janela do CINERAMA.BC onde são exibidos filmes que fazem sua estréia internacional ou nacional. São aceitos filmes brasileiros e filmes estrangeiros que participam de uma mostra competitiva. A curadoria busca apresentar filmes de diretores estreantes ou consolidados que estimulem diferentes tipos de sensibilidade.
Cineramabc Vivo é o antigo e rebatizado Novas Mídias, foi criado com o objetivo de reconhecer os novos meios de produção cinematográfica e os novos suportes de exibição. Concentra-se na sensibilização e expansão da produção independente nestes formatos e apresentar a possibilidade de novos.
 Mostra Catarina irá projetar filmes que tenham alguma relação com o estado de Santa Catarina (locação, música, naturalidade do diretor,  produtor ou elenco).
Residência Cineramabc é realizada com objetivo de criar novos espaços para o engajamento e produção de jovens criadores de obras cinematográficas. Será uma contribuição para a profissionalização de novos realizadores. O circuito de Palestras, debates e oficinas será aberto aos convidados e ao público em geral.
Foco do Cinema Alemão Será a primeira vez que o festival terá um foco específico de um país, a Alemanha, que o torna parte oficial da comemoração liderada pelo Instituto Goethe, o “Ano da Alemanha no Brasil”.
Sessão Corujinha A sessão corujinha traz programação para todas as idades.

Competição Internacional 2013

Verão Lá Fora/ Draussen ist sommer, de Friederike Jehn
Verão Lá Fora/ Draussen ist sommer, de Friederike Jehn

Competitiva Longas-metragens

O Primeiro Passo/ Le Premier Pas, de Jonathan Comnène
O Primeiro Passo/ Le Premier Pas, de Jonathan Comnène

Competitiva Curtas-metragens







Nenhum comentário:

Postar um comentário