9 de abril de 2013

A força da floresta brasileira na Semana de Design de Milão


 Foto Thiago Calazans
Mitos, miçangas e grafismos dos índios 
Yawanawá, do Acre,  transformados em luminárias pelo designer Marcelo Rosenbaum, em parceria com a La Lampe, serão vistos a partir dessa terça-feira (09) no  Palazzo Giuriconsulti, em evento que faz parte do ISaloni.


A  exposição Yawanawá é resultado do projeto AGT (A Gente Transforma), do designer Marcelo Rosenbaum, realizado durante 22 dias na tribo de mesmo nome localizada no Acre, no meio da floresta Amazônica. O trabalho gerou uma coleção sem precedentes de luminárias para exposição em parceria com a La Lampe. Após a exposição a marca também será responsável pela distribuição das luminárias nas onze lojas da rede no Brasil, gerando renda para a tribo. Alguns índios Yawanawá irão para Milão e, na Duomo (ponto central da cidade), irão entoar cânticos de cura sagrados para a tribo.

Yawanawá

"As araras levam as mensagens nos seus cantos de saudade e esperança.
As luminárias agora assumem o seu papel de mensageiras"

Filme produzido pela Paranoid (www.paranoidbr.com), direção de Daniel Semanas e ilustrações inspiradas na Aldeia Nova Esperança e Amparo, localizadas no estado do Acre (Brasil) onde o projeto aconteceu durante 22 dias.

Exposição Yawanawá 
Palazzo Giuriconsulti, Piazza Dei Mercanti, nº 2 – Brasil S/A

Projeto A Gente Transforma
A Gente Transforma é um projeto alinhado com o pensamento sobre o conceito do morar ampliado além do projeto do espaço físico e da estética do objeto. O morar E O DESIGN são interpretados sob seu recorte dos valores de brasilidade, autoestima, cultura popular, memória e inclusão. A Gente Transforma mergulha nas culturas que formam o Brasil, na mistura de raças, nas raízes ancestrais.
O primeiro movimento aconteceu em 2010 no Parque Santo Antônio, em São Paulo. Uma comunidade esquecida e que recebeu o projeto de braços abertos. Arquitetos, urbanistas e estudantes vindos de várias regiões do Brasil e da Inglaterra trabalharam de mãos dadas com os moradores da comunidade. Essa união deu início a um novo Parque Santo Antônio, mais humano, mais sensível, com a autoestima elevada.
O segundo movimento aconteceu em um dos lugares mais áridos do Brasil, com nove meses de seca por ano e onde as pessoas vivem da agricultura de subsistência. Um lugar aparentemente sem oportunidades, mas com um rico acervo de técnicas artesanais que estavam esquecidas e que agora renascem. Em Várzea Queimada, no sertão do Piauí, antigos saberes dos povos tradicionais serviram de inspiração para criar uma coleção exclusiva, esteticamente avançada e produzida em parceria com artesãos que guardam séculos de conhecimento.
A Gente Transforma nasceu para inovar, compartilhar valores e criar um novo paradigma no mercado brasileiro de decoração. O A Gente Transforma vai muito além da criação de peças de artesanato, conecta o Brasil às suas culturas e abre um novo caminho para o design.

 

Espaço Brazil S/A
Palazzo dei Giureconsulti
Piazza dei Mercanti, 2, Milão
De 9 a 14 de abril, das 10h às 20h
Entrada franca
Mais informações: brazilsa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário