1 de abril de 2013

Conscientização do Autismo, Documentários, Prêmio de Cinema, Jô Bilac e Cia Luna Luneira de Teatro estão no CCBB Rio em abril


                                                          Samuel Fuller: Se você morrer, eu te mato!

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro celebra o “Dia Mundial da Conscientização do Autismo” com uma semana de programação especialmente voltada para autistas e instituições que desenvolvem trabalhos para este público. No dia 6 de abril, o debate “Práticas e Reflexões com Educadores” une profissionais da educação, médicos e familiares para discutir a inclusão e arte. 

O Festival “É tudo verdade” chega à décima oitava edição consolidado como o principal evento dedicado à cultura do documentário na América Latina. O CCBB Rio, patrocinador do festival desde a primeira edição, exibe o trabalho de DZIGA VERTOV, longas nacionais e internacionais.


“Samuel Fuller: Se você morrer, eu te mato!” é a retrospectiva da obra de um dos cineastas mais originais da história do cinema. Conhecido como “poeta dos tablóides”, em mais de 40 anos dedicados à sétima arte, influenciou outros pesos pesados como Jean–Luc Godard, Steven Spielberg e Wim Wenders. A mostra reúne 24 longas dirigidos por Samuel Fuller e um documentário sobre sua trajetória.

O CCBB recebe a décima edição do “Prêmio ACIE”, promovido pela Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil. Em paralelo, o cinema exibe a seleção com os melhores longas de 2012, segundo correspondentes internacionais do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. 


“Ambiguações” é a mais nova mostra da Sala A Contemporânea que reúne trabalhos que produzem estados de ambiguidade ao (con)fundir exterior e interior, eu e outro, verdade e ficção, igual e diferente, sim e não.  “Sonata” é a série musical que traça um panorama do gênero, com obras significativas dos períodos Barroco, Clássico, Romântico e Moderno. Cinco concertos oferecem ao ouvinte, a oportunidade de entender o processo de desenvolvimento da sonata desde a sua criação, no século XVII, até os dias de hoje.

Livremente inspirado na obra de Samuel Beckett, a peça “Dias Felizes – Suíte em 9 movimentos” traz uma mulher rebelde que resiste e se esforça por fazer de seu cotidiano limitado uma tentativa de ser feliz. Direção e atuação de Rita Clemente.

“Prazer”, peça inédita da Cia. Luna Lunera no Rio de Janeiro conta com a coordenação de Jô Bilac, coreografia de Mário Nascimento e vídeos de Éder Santos. Livremente inspirado no universo de Clarice Lispector, em cena, quatro amigos tentam de forma corajosa, buscar a alegria, apesar das inquietações, angústias e impasses cotidianos.

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 Centro – Rio de Janeiro - RJ
CEP 20010-000 www.bb.com.br/cultura
twitter.com/ccbb_rj facebook.com/ccbb.rj
Aberto ao público de terça a domingo, das 09h às 21h
Assessoria de Imprensa CCBB Rio 3808 2323  

Nenhum comentário:

Postar um comentário