10 de maio de 2013

11° Edição da Semana de Museus


A décima primeira edição da Semana Nacional de Museus ocorre entre os dias 13 e 19 de maio e reúne 252 instituições para comemorar O Dia Internacional dos Museus (18 de maio) em 535 municípios de todo o País. 

O CCBB Rio participa do evento com uma programação especial gratuita para o evento que é organizado nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio.

 CCBB Educativo

Para inspirar reflexões sobre o tema “Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social” as atividades do CCBB Educativo o CCBB Rio exploram o acervo de moedas, a história do Banco do Brasil e do prédio histórico do CCBB, que teve sua pedra fundamental lançada em 1880.

O Dia Internacional dos Museus foi criado pelo Comitê Internacional de Museus (ICOM) com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e do público para a importância das instituiç ões. 

No início do século XX, o País contava apenas com 12 museus. Atualmente, mais de três mil instituições já foram mapeadas pelo Cadastro Nacional de Museus do Ibram, demonstrando uma busca crescente pela valorização da mem ória, história, cultura e artes em geral.

O Banco do Brasil, uma das instituições financeiras brasileiras que mais investe em cultura, desde a fundação do primeiro Centro Cultural em 1989 e hoje conta com três unidades, reconhecidas pela sua programação regular e pela expressiva visitação, sendo o CCBB Rio a décima sétima instituição cultural mais visitada em todo o mundo.


Programação

Atividades do Educativo - Semana dos Museus - 14 a 19 de maio de 2013

Reconhecendo o CCBB
Dias: 14 a 17 de maio às 17h

Visita mediada ao prédio histórico do CCBB e suas instalações, envolvendo atividades que despertam a reflexão sobre Patrimônio e Memória.

Pequenas Mãos na Galeria de Valores
Dias  18 e 19 às 15h


A Galeria de Valores é uma mostra permanente do CCBB, voltada para o acervo numismático do Banco do Brasil.  Sua museografia é lúdica e didática. Neste espaço, será oferecida uma visita mediada especial, dedicada ao publico infantil com idade entre 03 e 06 anos, seguida de laboratório criativo e contação de histórias. As atividades estão relacionadas a temas como preservação, memória e história.

Estação Sensorial de Patrimônio
Dias 14 a 19, 10h às13h e 14h às 17h.

Espaço criado com o objetivo de estender o atendimento a todos os públicos, incluindo, a partir de estação os visitantes com diversas necessidades especiais. A intenção é provocar outras formas de percepção da história patrimonial do CCBB convidando os participantes à experienciação sensorial.

Reconhecendo Sensorial
Dia 15, Ã  s 15h

Proporcionar ao público, vidente ou não, uma visita ao prédio em que todos os sentidos serão explorados no processo de mediação. Nesta atividade, conceitos como memória, cultura e patrimônio são abordados e discutidos com o apoio da percepção sensorial alternativa  à visão.

Reconhecendo o CCBB em Libras
Dia 16, às 15h

O Reconhecendo o CCBB em LIBRAS visa aproximar o público surdo do espaço físico do CCBB, trabalhando os conceitos de patrimônio material e imaterial, memória e História, promovendo um maior contato do público com os serviços e espaços aqui existentes, como o Arquivo Histórico, Biblioteca, Teatros, Galerias de Arte e Exposições, CCBB Educativo, Cinemas e Videoteca através da Linguagem Brasileira de Sinais. 

Musicando
Orquestra do Espaço
Dias 18 e 19, às 13h

Musicando é uma atividade de experimentação musical que relaciona experiências artísticas e culturais à música através de jogos e composições coletivas que se utilizam do corpo, da voz, instrumentos e objetos sonoros.  Que sons ouvimos quando estamos em uma rua? E em uma festa? Quais sons são característicos de um centro cultural? Naturalmente, ao entrarmos no CCBB, deixamos a audição de lado e nos encantamos com todo o visual proposto pelo ambiente. O musicando “Orquestra do Espaço" propõe que os participantes vasculhem e captem os sons inimagináveis que um espaço cultural propõe a fim de criar uma composição coletiva típica deste espaço.

Reconhecendo o CCBB - Visita Teatralizada
Dias: 14 a 17 (terça a sexta) às 13h e 18h

Personagens como Mnemosyne, a deusa grega da memória; uma nobre portuguesa que chegou ao Brasil junto a Família Real em 1808; e ainda uma modista, um banqueiro e um jornaleiro apresentam ao público a história do Banco do Brasil e do prédio histórico do CCBB passando por espaços como a rotunda, os teatros e as exposições "O Banco do Brasil e sua História" e "Galeria de Valores".

Em Cantos e Contos – Família
Contos Tradicionais
Dias: 14 a 17 (terça a sexta) às 12h30 e 18 e 19 (sábado e domingo) às 17h

Sessões de histórias para família com repertório baseado nas lendas, fábulas e contos tradicionais brasileiros, pertencentes ao patrimônio imaterial.


Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66
Centro – Rio de Janeiro - RJ
CEP 20010-000
www.bb.com.br/cultura
twitter.com/ccbb_rj
http://facebook.com/CCBB.RJ

Aberto para o público de terça a domingo, das 09h às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário