16 de maio de 2013

Entre o real e o fantástico, Paris "flutua" nas casas de Laurent Chéhère














Exposição Flying Houses do fotógrafo francês Laurent 

Chéhère chega a São Paulo pela  Galeria LUME,  a partir 

do dia 24 de maio.





"As casas  voadoras têm "uma dose do fantástico: os personagens principais, edifícios digitalmente construídos a partir de detalhes arquitetônicos fotografados em torno de Paris - parecem flutuar no céu".


Flying Houses 



"Inspirado pelo famoso media metragem de Albert Lamorisse, Le Ballon Rouge (O Balão Vermelho), filmado em 1956, Laurent Chéhère criou um universo ao mesmo tempo encantador e melancólico de Paris. 
No filme de Lamorrise, um balão vermelho se sobressaia em uma cidade povoada por adultos e crianças ainda vivendo as consequências da 2º guerra. Uma cidade gris. É nesse contexto incerto que a história se passa: o menino descobre que o balão não é simplesmente uma coisa brilhante, saltitante, conduzido por uma corda, mas sim a vida, seu caráter expressivo travestido em si mesmo. 
O universo de Chéhère tem uma paleta de cores semelhante ao filme, com predomínio de cinzas, azuis e marrons. O artista também compartilha uma dose do fantástico: os personagens principais, edifícios digitalmente construídos a partir de detalhes arquitetônicos fotografados em torno de Paris - parecem flutuar no céu. Porém, ao contrário do balão brincalhão com sua sequência de dança, essas residências flutuantes parecem resolvidas, como se não houvesse o tempo ao redor. 
Laurent expõem o lado esquecido da cidade da luz. As casas são elevadas para, finalmente, alcançarem a atenção devida, seja do Estado, ou dos mais de 50 milhões de turistas que visitam Paris anualmente.
O filme de Albert Lamorisse tem um final feliz, o final de Chéhère ainda permanece suspenso. 
http://www.laurentchehere.com/laurentchehere.com/www.laurentchehere.com.html

Sobre a Galeria Lume
Fundada em 2011 com o objetivo de exibir os grandes nomes da fotografia brasileira, a Galeria Lume estabeleceu-se em pouco tempo como referência de vitalidade, conceitualismo e transgressão. 
Dirigida por Felipe Hegg e Paulo Kassab Jr, a Lume apresenta um caminho alternativo para a leitura da contemporaneidade, através de um diálogo aberto, pautado pela pesquisa curatorial e pelo espírito da época. 
A Galeria oferece um panorama dinâmico, apostando em diferentes plataformas, nas quais artistas brasileiros e estrangeiros realizam exposições ousadas, orientadas pelo desenvolvimento de trabalhos conceituais e pesquisas consolidadas. Galeria Lume se encontra em uma das mais importantes e centrais regiões de São Paulo e conta com serviço de estacionamento no local.
 

Endereço

R. Joaquim Floriano, nº 733 - 2º andar (Estacionamento R. Joaquim Floriano, nº 711)
Itaim Bibi - São Paulo, SP - BR.
CEP: 04534-012

Telefone e Email

(55) 11 3704 6268. Fax (55) 11 3078 9738.
contato@galerialume.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário