27 de maio de 2013

Evento celebra conquistas da Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba

 O evento será realizado no próximo dia 28 de maio, a partir das 8h30, no Solar do Rosário, Rua Duque de Caxias, nº 4.

http://www.facebook.com/CentroHistoricoCuritiba/photos_stream
No próximo dia 28 de maio, grupo formado por cerca de 20 micro e pequenas empresas, comemora resultados de articulação, que, há cerca de um ano, vem propondo ações de transformações da área central da capital paranaense; iniciativa conta com apoio do Sebrae/PR, e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR





A Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba, iniciativa que reúne cerca de 20 micro e pequenas empresas da região, comemora os resultados de uma articulação, que, há cerca de um ano, transforma a área central da capital paranaense. No próximo dia 28 de maio, um evento será realizado no auditório do Solar do Rosário para celebrar a valorização da identidade histórico-cultural e o trabalho em defesa do desenvolvimento econômico da região, que, a cada dia, ganha mais força.

Idealizado pelos próprios empresários, Sebrae/PR e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, com o apoio de entidades parceiras, o encontro começa com um café da manhã com produtos de empresas que pertencem à Rede Empresarial, às 8h30. O evento contará com palestras e ainda será realizada uma retrospectiva das atividades que já aconteceram no centro histórico da Capital. O objetivo é sensibilizar outros empresários da região a também fazerem parte da iniciativa.

Um exemplo de ação coletiva bem-sucedida, sucesso de público e crítica, idealizada pelos empresários da Rede Empresarial, com o apoio do Sebrae/PR e do Sistema Fecomércio/PR, foi o Centro Histórico Divertido. Em outubro de 2012, o Largo da Ordem e o seu entorno reuniram cerca de 5 mil pessoas para celebrar o Dia das Crianças com atividades e atrações diversas.

A consultora do Sebrae/PR, Walderes Bello, explica que a mobilização dos empresários da Rede Empresarial, que traz como proposta tornar o centro histórico mais atrativo para curitibanos e turistas, ganha representatividade a cada dia, inclusive com o processo de formalização do grupo, que passa a ser constituído, legalmente, como uma associação empresarial. “No dia 28 de maio, vamos mostrar para outros empresários da região os bons resultados das ações já realizadas e como a união empresarial pode fazer a diferença. Com mais empresas associadas, a proposta ganha mais efetividade e força na organização de novos eventos”, avalia a consultora do Sebrae/PR.

Entre os benefícios de fazer parte da Rede Empresarial estão a participações em cursos e em comitês especialmente organizados para o debate de ações de marketing, desenvolvimento empresarial, segurança e comunicação. “Em julho, acontecerá o Festival de Inverno no Centro Histórico, com música e gastronomia, e é importante que mais empresas participem da iniciativa”, diz Walderes Bello.

A Copa de 2014 também entra na pauta do dia 28 de maio. A ideia é propor, por meio de palestra, uma reflexão aos empresários sobre a importância de preparar o estabelecimento comercial antes do evento, uma estratégia para conquistar clientes, já que a região central será impactada com aumento do fluxo de pessoas com a realização do Mundial.

Outro tema que será debatido no evento será como atrair e reter talentos no comércio, uma demanda dos empresários da Rede Empresarial já que o setor do varejo sofre com a alta rotatividade de funcionários.

Para realizar o encontro, os empresários, o Sebrae/PR e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR contam com o apoio da Prefeitura de Curitiba, do Instituto Municipal de Turismo, da Regional Matriz e da Fundação Cultural. O evento será realizado no próximo dia 28 de maio, a partir das 8h30, no Solar do Rosário, Rua Duque de Caxias, nº 4.

Mobilização

Em 2012, o Sebrae/PR e o Sistema Fecomércio/PR identificaram o potencial da região histórica de Curitiba e mobilizaram os empresários para criar um grupo, que deu origem a Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba. Em reuniões, as empresas discutem ações que fomentem o desenvolvimento econômico do local. 

A proposta de dar uma nova ‘cara’ à região central de Curitiba começou, desde 2008, com a revitalização do entorno do Paço da Liberdade, uma parceria entre as entidades e a Prefeitura Municipal. A proposta promoveu mudanças nas Ruas Riachuelo e São Francisco, eixos importantes de comércio e lazer do centro da capital paranaense.

“Essas iniciativas com certeza inspiraram os empresários do Centro Histórico, porque é notável à mudança na região, com mais pessoas voltando a frequentar o local”, observa Walderes Bello, consultora do Sebrae/PR. 

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada nos anos 1970 para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, seis regionais e dez escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em desenvolvimento de empreendedores; impulso a empresas avançadas; competitividade setorial; promoção de ambiente favorável para os negócios; tecnologia e inovação; acesso ao crédito; acesso ao mercado; parcerias internacionais; redes de cooperação; e formação de líderes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário