22 de maio de 2013

Fantasia, mistério e incrível técnica no trabalho de Ben Tolman


É o tipo de trabalho que me "pega". Ben Tolman cria um mundo estranho e repleto de minúcias e, como ele próprio descreve, "constrói a sua própria mitologia" em um lento processo de desenhos em tintas densas. Seriam contos visuais?


Ben Tolman Self-Portrait
"Sua arte é muito acessível. Mesmo se você não saiba nada sobre arte, você pode passar o tempo a olhar para ela, por causa de sua compulsividade ", explica Don Kimes,  professor do Departamento de Arte da Faculdade de Artes e Ciências da UA (American University) . "Você pode olhar e ver uma história a desvendar."
Ben Toleman trabalha, em média, 12 horas por dia em seu estúdio. Muitos de seus trabalhos, com seus infinitos detalhes,  levam mais de seis meses para serem concluído.  Sei que não só eu, mas seu trabalho me remete, às vezes,  a Hieronymus Bosch.

 Técnica, habilidade, talento e um árduo trabalho para construir um mundo de mistérios a serem desvendados

Para Sarah Stankorb que descreveu em "perfil de um artista no artigo

"The Monsters’ World of Student Artist Ben Tolman" de 2011, seus trabalhos são como "contos visuais".







"Ben Toleman é filho de mórmons, e começou a questionar visão de mundo de seus pais aos 10 anos. Seus cadernos de infância transbordavam de demônios e fantasmas. No entanto, seus pais apoiaram a arte que ele amou desde a mais tenra idade
 " o que foi ótimo, porque ia contra tudo em que acreditavam."



Autorretrato



Ben Tolman vive e trabalha em Washington DC. Ele terminou seu mestrado em 2012 pela American University ( Master of Fine Arts)  e seu Bacharelado em Belas Artes (BFA) na Corcoran Faculdade de Arte e Design, em 2005. Já expôs seu trabalho nacional e internacionalmente, e foi  finalista  no prestigiado concurso Outwin Boochever Portrait Competition  no Smithsonian National Portrait Gallery.



curriculum vitae
artist statement

Nenhum comentário:

Postar um comentário