3 de maio de 2013

Obras do acervo do Georges Pompidou, Charlotte Rampling, Aleksander Sokurov estão no CCBB Rio em março


   Frida Kahlo  na ELLES: Mulheres artistas na coleção do Centro Pompidou         

 O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro convida o público a conferir “ELLES: Mulheres artistas na coleção do Centro Pompidou”. A exposição de obras de artistas mulheres da coleção do Centro Georges Pompidou / Musée National d’Art Moderne reúne desenhos, instalações, pinturas, esculturas, fotografias e vídeos de mais de sessenta artistas. Rosângela Rennó, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino e outras brasileiras marcam presença na seleção da curadoria, ao lado de nomes como Frida Kahlo, Louise Bourgeois e Valérie Belin. Curadoria: Emma Lavigne e Cécile Debray.














Pela primeira vez no Brasil, o público terá a chance de conhecer os “Álbuns Secretos de Charlotte Rampling” (foto acima), com a mostra que integra o FotoRio 2013. Um painel de fotos feitas pela diva ao longo de toda a sua carreira divide espaço com uma videoinstalação e 24 retratos da atriz assinados por alguns dos mais importantes e requisitados fotógrafos do século XX. A curadoria é de  Jean–Luc Monterosso, diretor da Maison Européenne de la Photographie (Paris).




A mostra "Aleksander Sokurov: poeta visual” reúne todos os longa-metragens de ficção do cineasta russo, documentários, médias e curtas-metragens que serão exibidos, em sua maioria, no formato original. Conhecido no Brasil principalmente pela sua Tetralogia do Poder (Moloch, Taurus, O Sol e Fausto), Sukorov coleciona prêmios em festivais internacionais desde seu primeiro longa metragem de ficção e é detentor de uma incrível marca, com cinco indicações a Palma de Ouro em Cannes em menos de dez anos.


“Fantaspoa” é a mostra que reúne 18 títulos entre os destaques do maior e mais importante evento de cinema fantástico da América Latina. Essa é a primeira incursão do evento fora de Porto Alegre. Com a presença de três ícones do cinema fantástico italiano (Claudio Simonetti, Luigi Cozzi e Ruggero), o público tem a oportunidade de se aprofundar sobre a ficção científica, fantasia e horror. 

O “Festival de Cinema Europeu” exibe 14 filmes produzidos na Alemanha, Áustria, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, França, Irlanda, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca e Suécia. A seleção explicita a relação ente indivíduo e o Estado, a luta pelos direitos dos cidadãos e as responsabilidades do homem contemporâneo.

“Admirável Música Nova” é a série que traça um panorama da produção musical contemporânea dos séculos XX e XXI desenvolvida no Canadá, EUA, Reino Unido, Austrália, Portugal, Argentina, Chile e Brasil. Momento de convergência entre música e tecnologia, explorando interações com a dança, poesia, e as artes visuais. 

“Jukebox, uma ficção científica musical” é o espetáculo de ficção científica, inspirado nas máquinas de música de uso interativo. O espectador, além de dançar e cantar, escolhe as narrativas musicais e a ordem de apresentação pelos intérpretes em cada sessão. A máquina é uma grande instalação que pode ser acionada por visitantes também durante o dia. Flavio Graff e Felipe Storino assinam o texto e direção musical. No elenco, Adriana Seifert, Dedina Bernardelii, Felipe Storino, Flavio Graff, Julia Decacche e Patrícia Niedermeier comandam as performances.

O CCBB Rio participa em mais uma edição do “Rio Harp Festival – Música no Museu". Durante todo o mês, diversos artistas nacionais e internacionais se apresentam no Teatro II.

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66
Centro – Rio de Janeiro - RJ
CEP 20010-000
www.bb.com.br/cultura
twitter.com/ccbb_rj
http://facebook.com/CCBB.RJ

Aberto para o  público de terça a domingo, das 09h às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário