28 de maio de 2013

"Posicional" de Juliana Cerqueira Leite & "Work in progress" na Casa Triângulo, em São Paulo


Casa Triângulo anuncia a primeira exposição individual de Juliana Cerqueira Leite no Brasil, intitulada Posicional.
A exposição apresenta trabalhos inéditos em escultura, pintura e fotografia, produzidos durante a Residência Artística FAAP 2013, além de Ponto Cego*, uma escultura em grande escala, que será construída no espaço da galeria.
O trabalho em processo ocorre entre os dias 28 de maio a 6 de junho, e estará aberto à visitação, de terça a sábado, das 11h às 19h [exceto no feriado 30/05].


JULIANA CERQUEIRA LEITE POSICIONAL
ABERTURA 8 DE JUNHO_DAS 12H ÀS 17H. 
WORK IN PROGRESS: A ARTISTA REALIZARÁ AÇÃO ABERTA AO PÚBLICO


Sobre a artista

Juliana Cerqueira Leite tem despontado como uma das mais interessantes jovens escultoras da atualidade. Participou de importantes exposições internacionais como Newspeak na Saatchi Gallery/UK, Bold Tendecies IV, London,UK, e na 4ª Bienal de Marrakesh. Em 2012 fez residência artística no Sculpture Space, Utica/EUA, produzindo um projeto apresentado em Art Basel Miami Beach/Art Public; está em importantes coleções, como a Saatchi Gallery/UK.
*Ponto Cego, 2013
O molde da obra é um ambiente escuro com somente uma entrada, que se encontra na altura das costas da artista. A estrutura é feita de madeira e chapas de compensado, seguindo as dimensões do corpo que se move dentro do molde mantendo-se fixo a um ponto central no chão. Os braços e pernas se estendem repetidamente, projetando-se em todas as direções para longe do eixo vertical do corpo e traçando a circunferência de seu alcance total. Os movimentos se encurtam e seus gestos redondos se deformam conforme aproximam-se das costas, alcançando seus limites físicos. A perna dobra, o braço também, e as linhas de movimento se acabam contra a parte posterior do torso deixando uma espécie de ponto cego.
Uma tonelada e meia de argila recobre as paredes interiores do molde criando uma superfície de 15 cm de espessura, que capta os gestos do corpo através do contato com suas extremidades. O material ‘lembra’ precisamente o toque e o movimento das mãos e pés que criam marcas e côncavos conforme são arrastados contra a superfície maleável deste ambiente mnemônico.
A forma negativa da argila se transforma em um mapa detalhado da circunferência imperfeita dos movimentos do corpo. Ela é pintada com camadas de látex líquido, uma borracha natural que capta em positivo todos os detalhes, formas convexas e marcas que foram deixadas na argila. O látex é aplicado até ter uma espessura que lhe dá força e resistência, e uma boa memória. Este material é então descascado da parede de argila, gerando assim um objeto escultural que define e unifica em forma todos os gestos e limites físicos das ações que ocorreram dentro do molde.





RUA PAIS DE ARAÚJO 77 / SÃO PAULO / BRASIL
CEP 04531-090 / T: +55 11 3167-5621


  Casa Triângulo  

Nenhum comentário:

Postar um comentário