16 de maio de 2013

Realismo mágico de Ruud Van Empel


Quando vi os trabalhos pela primeira vez, achei que fossem pinturas. Sei que isto acontece com frequência, as fotografias do holandês Ruud Van Empel surpreendem e envolvem com sua técnica que utiliza o papel Cibachrome, que intensifica a definição, a cor e o brilho da foto.
Ruud Van Empel nasceu em Breda em 1958, mas vive e trabalha em Amsterdã.
O artista combina as características de vários modelos diferentes para construir suas montagens de realismo mágico. Seu trabalho está em exposição no Fotografiska , o museu de fotografia de Estocolmo, até 2 de junho. Depois, vai expor em Antuérpia, na Bélgica.
Segundo o jornal inglês The Guardian as "Colagens digitais do artista holandês de crianças negras em ambientes tropicais são incrivelmente bonitas e decididamente irreais".  Veja entrevista com o artista no The Guardian:  http://www.guardian.co.uk/artanddesign/2013/mar/20/photography-ruudvanempel-interview

Site oficial do artista: http://web.ruudvanempel.nl/home.html


Detalhe do Mundo # 25, Ruud van Empel 2007. Foto: Cortesia Galeria Flatland, Amsterdam

 


Quem são estas pessoas retratadas? Na realidade,não existem. "Estamos olhando nos olhos de pessoas que não existem e nunca existiram. Em vez disso,sao resultado de photoshop  de uma colcha de retalhos de narizes, braços, olhos e lábios. É assim que o artista cria estas imagens".
A maioria das fotos colocadas aqui são da série Mundo (World).

Primeiro, ele reúne todos os recursos que precisa, fotografando uma variedade de modelos jovens em seu estúdio e, depois, vagando pelas florestas holandesas, em busca de folhas, galhos finos, perfeitos e as águas certas .Ele passa semanas  rasgando e reconstruindo tudo até  conseguir alcançar  o seu padrão desejado de foto-realismo.


Como seu grande fã, Elton John  dedicou uma canção para Van Empel durante um concerto.  Seu trabalho também impressionou profundamente a diretora do Museu de Arte Fotográfica de San Diego, Deborah Klochko. Ela se disse intrigada com  "todos os pequenos segredos em seu trabalho",  que ela exibiu em 2012.

.








Nenhum comentário:

Postar um comentário