7 de junho de 2013

O final feliz da “Casa Estrela” - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

O final feliz da “Casa Estrela” - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo
PUCPR transfere “joia” da arquitetura de madeira curitibana para seu câmpus e funda novo marco nas políticas de preservação. Cerimônia foi tão mágica quanto a moradia inspirada no esperanto.
MATÉRIA DE JOSÉ CARLOS FERNANDES


Abaixo fotos do projeto Blog e do bem paraná
Projeto Blog



A casa foi construída na década de 1930 (foto: Valquir Aureliano)http://www.bemparana.com.br/noticia/

 "A Casa Estrela é um dos exemplares mais originais da arquitetura de madeira de Curitiba. O nome é uma referência ao formato da construção, cuja planta é baseada em uma estrela de cinco pontas. Construída na década de 1930 pelo perito contador Augusto Gonçalves de Castro, a casa foi moradia para a família até os anos 1990.
Adepto da Teosofia e do Esperanto, o construtor escolheu dar uma forma à casa que simbolizasse os ideais pacifistas e de unidade dos povos que estas duas correntes expressavam. O contador levou aproximadamente quatro anos para concluir a construção. O trabalho foi desenvolvido com auxílio de ferramentas precárias e um lampião de carbureto, sempre após o expediente normal na empresa onde exercia a função de contador". (Do http://www.bemparana.com.br/noticia/249590/casa-estrela-e-uma-obra-de-arte



Nenhum comentário:

Postar um comentário