5 de agosto de 2013

A exposição “Da Vincis do Povo”, do artista chinês Cai Guo-Qiang chega ao CCBB Rio

E tem muito mais em agosto:
Cultura Paratiense e Caiçara, Cai Quo Qiang, Guimarães Rosa, Camila Amado, Cinema do Azerbaijão, Literatura Contemporânea e “Assim Vivemos” estão no CCBB Rio em agosto


Cai Quo Qiang

“Caravana Paraty” chega ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e recebe artistas paratienses e caiçaras com música, teatro, dança, debate, vídeos e exposições de máscaras e bonecos. Unindo o tradicional e o contemporâneo, a Caravana traz em sua programação mestres da cultura popular paratiense e os mais novos expoentes de Paraty.



A exposição “Da Vincis do Povo”, do artista chinês Cai Guo-Qiang chega ao CCBB Rio, após de ser vista por mais de 700 mil pessoas em Brasília e em São Paulo. É a primeira vez que a cidade recebe uma exposição do artista premiado na Bienal de Veneza de 1999 e reconhecido pelos espetáculos pirotécnicos nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. Submarinos, aviões, helicópteros e discos-voadores serão acomodados na rotunda, ao lado de um porta-aviões de 25m de comprimento – erguido verticalmente –, como um obelisco em homenagem aos inventores amadores chineses.

“Maria Miss”, adaptação do conto ‘Esses Lopes’ de Guimarães Rosa, chega ao Teatro I do CCBB Rio com a direção de Yara de Novaes. Idealizada pela atriz Tânia Casttello, a montagem estreou em 2012, em São Paulo, participou de diversos festivais e recebeu indicações ao prêmio Shell (SP) e ao prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro. 

Camilla Amado está presente no espetáculo infantil inédito “O Jardim Secreto”. Com direção de Rafaela Amado e Camila Schwartz, a história fala sobre a importância do tempo no processo de
amadurecimento do ser humano, valorizando os laços afetivos e da natureza.

“Assim Vivemos” é o festival bienal que comemora 10 anos de existência e tem como protagonistas, as pessoas com alguma deficiência, tanto nos filmes quanto no público. O evento chega a 6° edição e reúne 28 filmes de 17 nações, promovendo a acessibilidade total por meio de audiodescrição, catálogos em Braille, legendas closed caption, interpretação em Libras nos debates e salas de cinema acessíveis a cadeirantes. 

A “Mostra de Filmes do Azerbaijão” reúne sete longas-metragens (antigos e contemporâneos). Obras premiadas em festivais internacionais enfatizam a diversidade e percepção criativa daquele país. 

“Múltiplos e contemporâneos: a literatura.com” é o nome da série de encontros mensais que discute sobre os desafios da Literatura Brasileira Contemporânea. Entre os convidados, o público tem a oportunidade de conhecer: Matthew Battles (diretor do MetaLab – Harvard), Mario Prata, Eucanaã Ferraz e Milton Hatoum 

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66
Centro – Rio de Janeiro - RJ
CEP 20010-000
www.bb.com.br/cultura
twitter.com/ccbb_rj
http://facebook.com/CCBB.RJ

Aberto para o público de quarta à segunda, das 09h às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário