6 de agosto de 2013

Artista gaúcho Bruno Borne apresenta intervenção de arte contemporânea no Design Weekend

Na loja do shopping D&D, em São Paulo, a Dell Anno vai se transformar em uma galeria de arte abordando o conceito site specific. 

"Intervenção de arte contemporânea convida os espectadores a investigar a relação tempo e espaço e explorar os limites entre o habitável e o inabitável".



Com tema “A imagem é sempre virtual” o artista Bruno Borne traz uma abordagem diferente para a ideia de habitar os espaços

A Dell Anno, patrocinadora do Design Weekend de São Paulo, vai provocar os espectadores com as obras Relógio Especular e Tangente, do artista gaúcho Bruno Borne. A loja do shopping D&D (Avenida das Nações Unidas, 12555) receberá uma intervenção de arte contemporânea, convidando os espectadores a investigar a relação tempo e espaço e explorar os limites entre o habitável e o inabitável. A curadoria é da Liquens conceito.arquitetura.design, de Daniela Corso e Joel Fagundes.
De 15 a 18 de agosto, a loja vai se transformar em uma galeria de arte abordando o conceito site specific. “A ideia é mostrar a arte ambiente levando o consumidor a se transportar para dentro dela, experimentando-a, não apenas como observador distanciado”, explica o diretor de marketing da Dell Anno, Edson Busin.

O artista Bruno Borne investiga o espaço utilizando o desenho como ferramenta para sua compreensão, criando labirintos temporais. O observador é convidado a viajar por esses labirintos e a compreender mensagens sobre esse percurso, onde a duplicação do espaço exercita o convívio entre o habitável e não habitável. Ultrapassando os limites físicos, Borne propõe ir além do que enxerga o olhar, a transcender. Explorar pontos cegos, perspectivas, ângulos não percebidos a olho nu, exercitar o olhar de quem percebe, trazendo uma nova dimensão: o espaço se apropria do tempo ou o tempo se apropria do espaço?

Por fim, a proposta de Borne é levar a uma reflexão sobre como se percebe os espaços e se exercita o papel de espectador e artista, trazendo o inabitável para o habitável e o imaginário para a materialização.

Sobre Bruno Borne
É mestrando em Poéticas Visuais no PPGAV UFRGS, graduado em Artes Visuais e Arquitetura e Urbanismo. Suas principais exposições foram Seção Invertida na Galeria Lunara, RS; Espelho Refletido no Centro Cultural HO, RJ e Cartão de Visita na Galeria Gestual, Porto Alegre, RS. Em 2010 foi vencedor do V Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria destaque em mídias tecnológicas. Tem obras em acervos públicos do MACRS e Pinacoteca Aldo Locatelli, Prefeitura de Porto Alegre.

Sobre a Design Week

O DW! é um festival urbano de design composto por centenas de eventos independentes, simultâneos, integrados por um “Programa Oficial”. Ele foi criado para promover o design e suas conexões com a arte, arquitetura, urbanismo, decoração, inclusão social, agregação de valor, negócios e inovação tecnológica.O DW! 2013 será realizado na cidade de São Paulo, entre 15 e 18 de Agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário